A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove, na quinta-feira (2), em Divinópolis, mais um encontro regional do Seminário Águas de Minas III – Os Desafios da Crise Hídrica e a Construção da Sustentabilidade. O evento será realizado a partir das 9 horas, na Câmara Municipal (Rua São Paulo, 277 – Centro).
Durante o encontro regional, será apresentado um panorama sobre a situação dos recursos hídricos na região, a partir de diagnóstico formulado pelos comitês de bacias hidrográficas e pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). Após as exposições, serão constituídos grupos de trabalho a fim de consolidar propostas relacionadas à temática do evento. As proposições serão encaminhadas para a plenária final, a ser realizada em Belo Horizonte entre 29 de setembro e 2 de outubro.
Irrigação e abastecimento preocupam comitês
Divinópolis pertence à Bacia Hidrográfica do Alto São Francisco, com área de 14.200 Km². A Unidade de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos compõe o agrupamento de bacias do “Velho Chico”. Além dessas, há outras nove unidades: Pará, Paraopeba, Represa de Três Marias, Velhas, Jequitaí-Pacuí, Paracatu, Urucuia, Médio São Francisco e Verde Grande.