Júlia Sbampato
O piloto de Divinópolis Gustavo Consoli representará a cidade e Minas Gerais em estreia na Fórmula Vee nos dia 4, 5 e 6 de agosto. A categoria já tem 50 anos e é a maior de monopostos do mundo. A corrida será no Autódromo de Curvelo, que mês passado recebeu a StockCar.
No Brasil, a Fórmula Vee é dirigida por Wilsinho Fittipaldi, ex-piloto de Fórmula 1 e irmão do Emerson Fittipaldi, bi-campeão da Fórmula 1.
Gustavo fez ano passado testes em Curvelo e em Interlagos, chamados “Drive Day”, que são de 5 a 10 voltas. Apareceu então, a oportunidade de disputar essa etapa em Curvelo, no autódromo novo, inaugurado ano passado e que em julho foi palco do Stock Car.
“É um autódromo que tem uma estrutura que não perde para nenhuma outra do Brasil, tem a maior pista em questão em dimensões do país, até mesmo que Interlagos”, comenta Consoli.
O piloto começou no automobilismo 20 anos atrás no Kart Indoor. Posteriormente, o pai comprou um kart profissional e na primeira oportunidade que foi disputar o campeonato mineiro como piloto da categoria novato foi vice-campeão mineiro. Alguns anos depois tentou fazer de novo o campeonato mineiro já na categoria graduado e foi novamente vice-campeão mineiro
Ele conta que se afastou do esporte por 10 anos devido ao custo alto do automobilismo, e que é preciso correr atrás de patrocínio, mas voltou a se divertir com os amigos há alguns anos com o Kart Indoor e conheceu a Fórmula Vee.
O Fórmula Vee é de baixo custo, e é a primeira categoria de acesso a Fórmula 1. O carro é todo mecânica Volkswagen, motor de Fox 1.6 e pesa apenas 540kg, portanto tem relação peso X potência muito alto. O carro tem pneu radial, e a velocidade máxima na reta chega por volta de 207km/h