Lojas cheias logo cedo podiam ser notadas (Foto: Valquíria Souza)

Novos dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), divulgados nesta sexta-feira (26), mostram que os divinopolitanos estão menos endividados. O levantamento de janeiro deste ano do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) releva que os consumidores estão colocando o pé no freio e regularizando as dívidas.

O número de registro junto ao SPC Brasil, no comparativo com o mesmo período do ano anterior, janeiro de 2015, recuou 8,45%. Já, o número de cancelamentos de registros, cresceu 24,75%, se analisado janeiro de 2015 e de 2016.

A queda nas vendas também refletiu nos dados do SPC em janeiro. O número de consultas realizadas para compras a prazo, comparando ao mesmo período do ano anterior recuou 7,89%.

“O consumidor brasileiro tem visto sua renda recuar, afetada pela inflação cada vez mais alta, que diminui o poder de compra”, disse o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório Pinheiro, no ano passado, quando os números já sinalizavam para a queda nas vendas.