Eles foram selecionados entre 31 mil inscritos no programa de capacitação política do RenovaBR
Entre 31,3 mil inscritos para o programa de capacitação política do RenovaBR, dois dos selecionados são de Divinópolis. Luiz Ângelo Gonçalves e Lohanna França irão participar do curso que visa preparar candidatos a prefeito e a vereador nas eleições do próximo ano.
Os inscritos foram avaliados pelo currículo e histórico de atuação política e responderam a três testes online – atualidades, posicionamento político e raciocínio lógico.
Também foram analisados vídeos sobre realizações e motivações para entrar na política. Ser ficha limpa era outra exigência do RenovaBR. Os antecedentes criminais foram checados pela banca avaliadora.
Preparação
Apesar de dizer que não tem plano exato nem prazo específico de se envolver diretamente como candidato, o nome do empresário Luiz Ângelo ventila na possível disputa à prefeitura de Divinópolis.
Ele está entre os 39% de inscritos que já são filiados a algum partido político.
“Neste momento estou focado em fortalecer o partido Novo, criar uma estrutura capaz de lançar candidatos realmente preparados em Divinópolis em 2020 e também participar da formação do RenovaBR que ocorrerá a partir de agosto pelos próximos meses”.
Mudanças
O desejo de mudança foi o que motivo o empresário a se envolver politicamente.
“Posso esperar que as coisas sejam feitas e pressionar de alguma forma, ou assumir o papel de fazer isso diretamente, e a forma mais efetiva é via sistema político”, comentou criticando a postura dos atuais políticos.
“Não quero trabalhar para ter uma linda cabine no navio enquanto o comandante nos leva para o naufrágio, que é o caso dos nossos políticos atualmente”.
Responsabilidade
Lohanna é professora de Inglês e graduanda em bioquímica. Ela lidera o movimento “Acredito”. É alimentando este discurso pela mudança que ela também tem se inserido na política.
A notícia de estar entre os selecionados foi recebida com a sensação de “responsabilidade e alegria”.
“São duas sensações latentes: muita responsabilidade (afinal, a primeira turma do RenovaBR lançou nomes incríveis no cenário nacional, pessoas que realmente estão trabalhando com evidências para a população) e muita alegria, já que eu sempre quis participar mais da política, e me inseri o quanto pude até agora para tentar transformar realidades”.
Aos 24 anos, ela não esconde o interesse em participar diretamente do pleito e fala em pré-candidatura a vereadora de Divinópolis.
Novas lideranças
No ano passado a primeira turma formou 133 lideranças, teve 17 eleitos e recebeu mais de 4,5 milhões de votos. Agora a meta é triplicar o número de lideranças formadas.