Eles foram selecionados entre 31 mil inscritos no programa de capacitação política do RenovaBR

Entre 31,3 mil inscritos para o programa de capacitação política do RenovaBR, dois dos selecionados são de Divinópolis. Luiz Ângelo Gonçalves e Lohanna França irão participar do curso que visa preparar candidatos a prefeito e a vereador nas eleições do próximo ano.

Os inscritos foram avaliados pelo currículo e histórico de atuação política e responderam a três testes online – atualidades, posicionamento político e raciocínio lógico.

Também foram analisados vídeos sobre realizações e motivações para entrar na política.  Ser ficha limpa era outra exigência do RenovaBR. Os antecedentes criminais foram checados pela banca avaliadora.

Preparação

Luiz Angelo é filiado ao Partido Novo (Foto: Reprodução Redes Sociais)

Apesar de dizer que não tem plano exato nem prazo específico de se envolver diretamente como candidato, o nome do empresário Luiz Ângelo ventila na possível disputa à prefeitura de Divinópolis.

Ele está entre os 39% de inscritos que já são filiados a algum partido político.

“Neste momento estou focado em fortalecer o partido Novo, criar uma estrutura capaz de lançar candidatos realmente preparados em Divinópolis em 2020 e também participar da formação do RenovaBR que ocorrerá a partir de agosto pelos próximos meses”.

Mudanças

O desejo de mudança foi o que motivo o empresário a se envolver politicamente.

“Posso esperar que as coisas sejam feitas e pressionar de alguma forma, ou assumir o papel de fazer isso diretamente, e a forma mais efetiva é via sistema político”, comentou criticando a postura dos atuais políticos.

“Não quero trabalhar para ter uma linda cabine no navio enquanto o comandante nos leva para o naufrágio, que é o caso dos nossos políticos atualmente”.

Responsabilidade

Lohanna é professora de inglês e graduanda em Bioquímica (Foto: Reprodução Redes Sociais)

Lohanna é professora de Inglês e graduanda em bioquímica. Ela lidera o movimento “Acredito”. É alimentando este discurso pela mudança que ela também tem se inserido na política.

A notícia de estar entre os selecionados foi recebida com a sensação de “responsabilidade e alegria”.

“São duas sensações latentes: muita responsabilidade (afinal, a primeira turma do RenovaBR lançou nomes incríveis no cenário nacional, pessoas que realmente estão trabalhando com evidências para a população) e muita alegria, já que eu sempre quis participar mais da política, e me inseri o quanto pude até agora para tentar transformar realidades”.

Aos 24 anos, ela não esconde o interesse em participar diretamente do pleito e fala em pré-candidatura a vereadora de Divinópolis.

Novas lideranças

No ano passado a primeira turma formou 133 lideranças, teve 17 eleitos e recebeu mais de 4,5 milhões de votos. Agora a meta é triplicar o número de lideranças formadas.