A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) divulgou na tarde desta sexta-feira (6.3) a lista das entidades que farão parte do Conselho Municipal de Saúde (CMS). Ao todo 18 instituições de vários setores são representadas. De acordo com a Semusa, os nomes dos membros só serão apresentados depois de publicação oficial. A composição foi definida na quinta-feira (5.3) , na sede da secretaria, uma reunião com vários membros da sociedade organizada civil de Divinópolis.
As entidades que compõem o CMS são:
SEGUIMENTO USUÁRIO
· Associação Comunitária Centro;
· Movimento Gay de Divinópolis;
· Associação de Moradores Costa Azul;
· Obras Assistenciais Antônio Frederico Ozanan;
· Associação de Deficientes do Oeste de Minas;
· Obras Assistenciais São Vicente de Paulo;
· Fambaccord;
· Sindeess;
· Paróquia São Vicente de Paulo;
· Associação de Moradores do Bairro Esplanada;
· Conselho Central Divinópolis Sociedade São Vicente de Paulo;
· Divimed Hospitalar
SUPLENTES DO SEGUIMENTO USUÁRIOS
· Conselho de Moradores do Bairro N S Conceição;
· SOAC;
· Pastoral da Criança
SEGUIMENTO PRESTADOR/GESTOR
· Hospital São João de Deus;
· Irmãs Hospitaleiras (Clinica Bento Meni).
SEGUIMENTO TRABALHADOR
· Sintram.
O CMS, entre outras atribuições, tem o objetivo de atuar na formulação e proposição de estratégias e no controle da execução da política municipal de saúde. A entidade é uma importante parceira do governo municipal.
O Conselho Municipal de Saúde é composto é composto por 24 acentos. Composição segue a seguinte proporcionalidade: 12 vagas (50%) para entidades e movimentos representativos de usuários; 6 vagas (25%) de entidades representativas dos trabalhadores da área de saúde; 6 vagas (25%) de representação de governo e prestadores de serviços privados conveniados, ou sem fins lucrativos. Para cada membro há um suplente.
Os novos membros do Conselho Municipal de Saúde foram escolhidos por aclamação e nos próximos dias o novo conselho será empossado pelo prefeito Vladimir Azevedo.
Após a posse os novos integrantes do Conselho Municipal de Saúde voltam a se reunir para a definição da mesa diretoria que irá presidir esta entidade. O Conselho Municipal de Saúde foi composto para o mandato 2015/2016.
Acompanhe, abaixo, as entidades que passam a integrar o CMS.