O grave problema do lixo, finalmente, terá solução em Divinópolis. O município mineiro está qualificado para um dos programas de investimento mais promissores do Governo Federal. Tal programa será capaz de transformar Divinópolis em referência nacional para o tratamento sustentável do lixo, como forma de geração de energia, emprego e riqueza.
Para tratarmos o lixo de uma cidade é essencial que sua destinação seja totalmente eficaz, porque, quando isso não acontece, a situação fica crítica. O município de Divinópolis-MG, por exemplo, vem enfrentando um grave problema com o lixo, pois o espaço do aterro é limitado e, dessa forma, não atende às normas ambientais. Porém, esse tipo de dilema não se restringe somente à Divinópolis e ocorre, também, em várias outras regiões brasileiras.
O que muitos não sabem é que, fora a destinação, o processo de tratamento do lixo também tem prazos legais e termos de ajustes de conduta que devem ser apresentados, frequentemente, ao Ministério Público.
Caso contrário, os gestores municipais podem cumprir penalidades na esfera civil e criminal.
Diante dessa difícil realidade presente no país, o Governo Federal decidiu tomar frente e contribuir, nessa empreitada, por meio do Programa de Parcerias de Investimentos. Para tratar os resíduos sólidos, Uberaba-MG e região souberam aproveitar essa ajuda e saíram na frente para beneficiarem suas cidades. Não foi fácil para elas conquistarem esse mérito, mas, depois de vários critérios técnicos rigorosos para a aprovação, finalmente terão seus projetos licitados e colocados em leilão (dia 13/04/2021), na bolsa de valores de São Paulo-SP, e, enfim, obterão recursos (inclusive internacionais) para a concessão do tratamento do lixo.
A região do Centro-Oeste mineiro, composta por cidades como Divinópolis, Nova Serrana, Bom Despacho e entre outras, será o segundo local a entrar nesse programa federal. Essas cidades fazem parte de um consórcio entre municípios e, dessa vez, Divinópolis-MG está encarregada de liderar o processo para melhorar o tratamento de lixo da região.
Considerando que a modelagem básica já foi bem desenvolvida em Uberaba-MG, nossa cidade poderá fazer essa implantação de uma maneira mais ágil e ainda melhor.
Neste momento, é extremamente importante que todos os prefeitos e vereadores desses municípios, que fazem parte do consórcio, sejam parceiros e participem ativamente desse processo. Se cumprirmos o cronograma, em menos de dois anos, teremos usinas de tratamento de lixo (de última geração) instaladas em Divinópolis e região. Os gestores municipais deixarão um legado vitalício, pois serão referência nacional na transformação de lixo em energia, emprego, renda e riqueza. Para nós, isso é um verdadeiro luxo!