Doadores de sangue deverão ter prioridade nas filas em Divinópolis

Projeto foi aprovado por unanimidade; Doadores de medula óssea também terão prioridade nos atendimentos

Os vereadores de Divinópolis aprovaram, por unanimidade, o projeto que amplia o atendimento preferencial aos doadores de sangue, medula óssea e aos inscritos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). A matéria de autoria do vereador Roger Viegas (Republicanos) foi aprovada nesta terça-feira (23/02).

De acordo com a proposta, esses doares passam a ter prioridade nos bancos, casas lotéricas, supermercados, hipermercados, bem como os demais estabelecimentos comerciais situados no município e em todos os órgãos públicos municipais que possuem atendimento administrativo.

Na justificativa, o parlamentar alega que a matéria é para incentivar a doação de sangue e medula óssea, na tentativa de superar a carência nos serviços de saúde.

“A doação é um ato pelo qual manifestamos a vontade de doar para ajudar no tratamento de outras pessoas. A doação é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte. Doar é um gesto simples e que tem o poder de salvar vidas. E, todos sabem que é um procedimento simples, rápido, sigiloso e seguro. Mas ainda assim, é necessário mais estímulo por meio de incentivos, pois uma atitude simples pode salvar muitas vidas. É preciso adotar medidas inovadoras para promover uma mudança no comportamento da população em relação à doação”, destacou o vereador autor do projeto, Roger Viegas.

Considera-se doador de sangue, para fins previstos nesta lei, quem fizer, ao menos, uma doação de sangue, em um período de seis meses, o que será comprovado por emissão de carteira ou quaisquer outros comprovantes, emitidos pelo banco de sangue coletor.

Considera-se doador de médula óssea, àquele que é registrado no cadastro de doadores de médula, através do Registro Nacional de Doadores de Médula Óssea.

O projeto segue para ser sancionado ou vetado pelo prefeito Gleidson Azevedo (PSC).

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.