Por Dr. Jander Castro

Pneumologista

As doenças que mais atacam agora são a renite, as crises de bronquite e asma. São doenças muito parecidas com sintomas próximos uns dos outros. Muitas vezes, aproveitando deste quadro, vem as doenças infecciosas, principalmente as gripes, sinusites e pneumonia.

Asma e bronquite

A asma e a bronquite são doenças similares. Elas são doenças inflamatórias das vias aéreas que vão acometer principalmente os pulmões. Na verdade, todo mundo que tem asma, tem bronquite, mas nem todo mundo que tem bronquite tem asma.

Então, por exemplo, a criança ou adulto que sabe que quando chega no inverno ou vem um resfriado ou muda o tempo, ela sempre tem tosse, chiado, tem falta de ar, dificuldade para respirar, muitas vezes a noite ela acorda por causa do cansaço, ela tem asma.

As pessoas que não tem este quadro com uma certa frequência, mas que pode ter um processo alérgico intenso, uma gripe e desenvolveu esses sintomas, ela está tendo uma crise de bronquite.

Renite

A renite alérgica é mais um sintoma que vai pegar a parte da região do nariz. O nariz muito entupido, escorrendo, com coceira são alguns sintomas. Alguns pacientes, além desses sintomas nasais, vão desenvolver coceira nos olhos, no ouvido. Geralmente todos esses pacientes têm tosse, principalmente noturna.

Causas

No inverno o ar está mais seco, mais sujo, porque a poeira não se dissipa. O ar também fica muito ressecado, com isso favorece a multiplicação dos vírus e bactérias. Além disso, por causa do frio a tendência é manter tudo fechado. Você entra no ônibus está tudo fechado, vai na casa das pessoas, está tudo fechado, muitas vezes até o comércio costuma estar com as portas fechadas. Com isso, o ar circula menos. Uma pessoa gripada, ela começa a tossir, joga o vírus no ambiente e todo mundo ali próximo vai acabar respirando. Então, essas doenças vão propagando mais.

Além disso, por causa do tempo seco e sujo, as doenças alérgicas aparecem mais porque os pacientes inalam muito mais impurezas do que o normal e isso vai acabar afetando sua via aérea.

Temos dois tipos de tratamento:

Preventivo

É o que chamamos de controle ambiental. Que é manter a casa bem arejada. Carpete, tapete, cortina, bichinho de pelúcia, o ideal é você tirar ou se for manter, lavar com uma certa frequência. Sempre oriento o paciente ao invés de varrer a casa, passar um pano úmido. Ao invés de deixar o cobertor em cima da cama coloca em um saco plástico. Passar pano com álcool ajuda a limpar mais o ambiente. Não pegar, gato, cachorro, passarinho, porque a pele desses animais também desenvolve a doença alérgica.

Medicamentosa

Após este controle todo tem a parte medicamentosa. Geralmente, quem tem renite e asma precisa tomar remédio diariamente. Tem comprimido, xarope, mas o pneumologista, otorrinolaringologista, o tratamento preferencial deles é com bombinha, porque é um medicamento que você irá usar diretamente onde tem o problema. Já o alergista deve dar um antialérgico ou vacina no paciente. São os tratamentos mais eficazes.

As pessoas que tem histórico de asma e bronquite é bom também evitar contato com tabagista. No serviço, evitar contato com tinta, com mofo, que podem desencadear a doença.

Mito

Uma coisa que sempre gosto de falar é que tem um mito que diz que bombinha faz mal para o coração, que traz problema para a saúde. Na verdade não faz. Elas não trazem muito problema para as pessoas. Quando o médico prescreve é bom que o paciente use como foi prescrito.  

Dr. Jander é um dos médicos que atende pela Divimédicos.

Veja a entrevista completa clicando aqui.