Deputado federal Domingos Sávio
Domingos cobra ampliação do investimento em segurança pública (Foto: Divulgação)

Se antes o deputado federal, Domingo Sávio (PSDB) era o elo entre as unidades de saúde de Divinópolis com o governo estadual, agora o papel mudou. Em meio a dois governos petistas (federal e estadual), o tucano não se conteve em distribuir críticas. Usando a tribuna da Câmara Federal, ele acusou a União de omissão na saúde.

“Os municípios já aplicam mais de 15%, os estados mais de 12% e o governo federal se recusa a aplicar os 10%”, afirmou nesta quarta-feira (20).

O tucano disse que o atual governo estadual acusa o anterior de não ajudar a conter a crise do Hospital São João de Deus e também de atrasos na construção do Hospital Público Regional, entretanto, segundo o deputado, o Estado não liberou recursos, nos últimos cinco meses para nenhuma das unidades.

“Nem um centavo colocaram e estão deixando de honrar compromissos que deixamos [governo anterior]”, afirmou.

Veja o pronunciamento completo:

 

As obras do Hospital Público estão com pouco mais de 80% concluídas. Elas não foram paralisadas, mas o ritmo continua lento, assim como quando o atual governador Fernando Pimento (PT) assumiu o governo. No ano passado, a construtora já havia reduzido o ritmo devido a atrasos no pagamento. Houve casos dos repasses demorarem três meses para serem liberados.

Já em relação ao Hospital São João de Deus, o governo estadual encaminhou proposta ao Ministério Público (MP) de gestão compartilhada entre Estado, município e hospital (Fundação Geraldo Correa). O promotor Sérgio Gildin pediu mais detalhamento antes de aceitar ou recursar a proposta.