Domingos Sávio pressiona estado a abrir mais leitos

Deputado defendeu abertura imediata em unidades já em funcionamento e também no hospital regional

O deputado federal Domingos Sávio (PSDB) se reuniu com o prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo (PSC), para tratar do anúncio do governo estadual de investir R$ 3,6 milhões no Hospital Público Regional Divino Espírito Santo.

O parlamentar também ouviu lideranças ligadas à área da saúde do município e da região Centro-Oeste de Minas, como o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Divinópolis, Warlon Carlos; a Diretora Presidente da Fundação Geraldo Corrêa – Complexo de Saúde São João de Deus, Elis Regina Guimarães; e o secretário de saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo e novamente colocou o mandato de deputado federal em favor de contribuir para o grave momento de saúde pública que enfrenta a região.

Diante das atualizações da Covid-19, com novos casos e mortes diárias em todo o Centro-Oeste perante a falta de leitos, Domingos Sávio oficiou o estado a urgente necessidade de abertura de leitos dentro de poucas horas e, paralelo a isto, a organização do hospital de campanha a ser instalado no Hospital Público.

“Solicitamos em caráter de urgência a abertura de novos leitos nos hospitais já existentes: Complexo de Saúde São João de Deus, o Hospital de Campanha Covid-19, UPA Padre Roberto, Hospital São Bento Menni e outros particulares que, por ventura, possam vir a construir o entendimento com SUS”, destacou o parlamentar.

Diante da pouca capacidade de ampliação dentre os locais existentes, Domingos Sávio reafirmou a importância do Hospital Regional no processo.

“Sabemos que estes locais já estão com suas capacidades reduzidas, o que seria difícil de se conseguir ampliar um volume significativo de leitos. No entanto, o Hospital Público, que é um local que poderia receber um volume maior, precisa de tempo para ser preparado. Portanto, estamos pedindo que o governador Zema faça as duas ações em paralelo: abrir leitos onde for possível e fazer a reforma do hospital para que, dentro do prazo, possamos ter um número maior e mais significativo de leitos”, explicou o parlamentar.

No documento enviado ao secretário de estado de saúde, Fábio Baccheretti, o deputado relata que hoje, na Macrorregião Oeste, existem 60 pacientes precisando de um leito de CTI e outros 82 que aguardam leito de enfermaria pelo SUS.

Santo Antônio do Monte

Domingos Sávio destacou ainda que sempre buscou o fortalecimento da saúde pública em todo centro-oeste,  destinando recursos para os Hospitais Filantrópicos e Santas Casas da região, o que contribui para que tenhamos unidades de saúde fortalecidas e preparadas para o tratamento das pessoas enfermas com Covid-19.

“Neste momento tão difícil, quero enaltecer o trabalho de todas as pessoas que estão trabalhando na linha de frente da saúde. Quero destacar também que o nosso trabalho permanente de fortalecimento de todas as instituições de saúde está sendo importante neste processo. A exemplos dos leitos de CTI da Santa Casa de Santo Antônio do Monte, viabilizados e habilitados em tempo recorde, por meio de um trabalho nosso e do ex-prefeito Dinho do Brás. Estes leitos foram destinados, na última semana, como 100% de CTI de Covid-19, exclusivo para o tratamento da doença, além de novos 20 leitos de enfermaria, também exclusivos”.  

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.