O Fazendo Arte promove neste domingo (22) a oficina “O Olhar do Griot sobre o Ofício do Ator” com doutor em teatro Isaac Bernat, que realizou diversos trabalhos na Globo como “Malhação”, “Linha Direta Justiça”, “Grande “Família” entre outros. O evento direcionado para os arte-educadores do projeto e profissionais da área pretende investigar o papel de contar histórias.
De acordo com o Isaac Bernat, a partir dos anos de convivência com o griot africano Sotigui Kouyaté, a oficina pretende investigar o papel que o ato de contar histórias individualmente e em grupo pode ter no reconhecimento da identidade do ator, bem como na afirmação e no fortalecimento de sua autonomia criadora.
“A oficina é fundamentada na convivência de 10 anos com Sotigui Kouyaté que originou a minha tese de doutorado: ‘O olhar do griot sobre o ofício do ator: uma reflexão a partir dos encontros com Sotigui Kouyaté’. Os griots têm uma função indispensável na África Ocidental, pois são a memória do continente africano”, destacou.
Conforme o doutor, na oficina serão aplicados exercícios específicos que buscam resgatar a sensibilidade perdida no cotidiano.
“O curso pretende expandir a percepção individual de cada aluno bem como valorizar a noção de grupo através de um Encontro pleno entre os participantes. Além dos exercícios, haverá um trabalho focado na figura do contador de histórias que está na base de qualquer tipo de atuação”, afirmou.
Informações sobre o horário e local do evento podem ser obtidos pelo 3222-5508 ou 9109-4158 com a coordenadora do Fazendo Arte, Lenir de Castro.