Ao compartilhar experiência pessoal, o vereador de Divinópolis Dr. Delano (PL) reforçou a necessidade dos exames preventivos
O vereador de Divinópolis Dr. Delano (PL) revelou, nesta terça-feira (14/10), que enfrentou e se curou de um carcinoma de células escamosas (CCE) em mucosas – um tipo de câncer. O pronunciamento ocorreu na Câmara Municipal, em meio às discussões sobre a campanha Outubro Rosa e a necessidade dos exames preventivos para diagnóstico precoce de câncer em mulheres.
O vereador Dr. Delano explicou que descobriu o câncer de mucosa – na pálpebra – em junho deste ano e se submeteu a uma cirurgia durante o mês de julho. Conforme ele, optou por manter o tratamento em sigilo inicial para evitar julgamentos e estigmas.
“Quando a gente conta que tem câncer, as pessoas matam a gente fora da hora”, disse o parlamentar no plenário da Câmara de Divinópolis.
O carcinoma de células escamosas (CCE) em mucosas é um tipo de câncer que surge nas células da camada mais superficial das mucosas, como boca, orofaringe, nasofaringe e lábios.
Delano sobre câncer: quando mais cedo descobrir, maiores as chances de cura
Dr. Delano ressaltou que retirou o tumor maligno da pálpebra, apresentando a cicatriz para os colegas. Além disso, enfatizou a necessidade do diagnóstico precoce, tema central do Outubro Rosa.
“O tratamento está avançadíssimo. Quanto mais cedo descobrir, maiores as chances de cura do câncer”, ponderou.
De acordo com o parlamentar, no caso da doença dele, se não tivesse buscado ajuda rapidamente poderia ter consequências graves, como a perda do olho.
- Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de novembro
- STF decide que recreio pode ou não integrar jornada de professores
- Inep divulga gabarito oficial do primeiro dia do Enem 2025
- CSSJD se destaca como uma das principais referências em cirurgias eletivas do SUS em Minas Gerais
- Divinópolis poderá criar parceria para reformar casas de famílias vulneráveis
Exames de rotinas
Durante o pronunciamento, o vereador Dr. Delano câncer Divinópolis voltou a reforçar a importância dos exames de rotina, como o preventivo e mamografia. Conforme ele, fundamentais para detectar precocemente o câncer do colo do útero e o câncer de mama. Ele destacou que o estigma muitas vezes prejudica os pacientes e pediu mais empatia da sociedade.
“A desgraça das pessoas é uma salivação… Que Deus faça essas pessoas que querem ver as desgraças dos outros terem um coração mais afável”.
Além do relato pessoal sobre o câncer, o vereador aproveitou, então, a sessão da Câmara de Divinópolis para comentar sobre um novo projeto apresentado por ele. Dr. Delano defende a distribuição de óculos para a população em situação de vulnerabilidade social na cidade, assim ampliando o acesso à saúde ocular. O projeto está na pauta da reunião.



