O 1º Encontro Empresarial “Os caminhos para a competitividade – Gestão e competência empresarial no Centro-Oeste de Minas” foi realizado nesta quarta-feira (13), em Divinópolis. Cerca de 150 empresários de várias cidades da região participaram do evento. A duplicação da MG-050 foi um dos pontos discutidos, lembrado pelo prefeito Vladimir Azevedo (PSDB).
“Precisamos colocar Divinópolis e região em outra prateleira do desenvolvimento econômico. A duplicação na nossa rodovia MG-050 é dos maiores gargalos e o gasoduto seria uma nova matriz energética para o desenvolvimento da região, que estamos empenhados em buscar. Também já temos uma área para um novo Centro Industrial atraindo assim novas empresas e temos a linha área, que está prevista para começar em breve e atender Divinópolis e região”, ressaltou o prefeito.
A proposta é alavancar a economia da região, dando subsídios para os empresários se fortalecerem.
“Este encontro é simples e objetivo. Ele tem a missão de fomentar discussões para nos tornarmos mais fortes. Essa é hora de nossas forças empresariais liderarem o processo de retomada do crescimento do bloco econômico do Centro-Oeste”, ressaltou o presidente da Acid, Carlos Moacyr.
O prefeito de Divinópolis compartilha a mesma opinião.
“Primeiro, uma articulação como essa significa ficarmos nivelados de informação para saber como anda o setor privado em vista do setor público. Em segundo lugar unir os setores para a competitividade crescer e também termos mais voz na política federativa, que não pode ser partidarizada”, destacou.
Alavancar
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais, Lindolfo Paoliello destacou as iniciativas da Prefeitura de Divinópolis para o crescimento econômico da cidade.
“Defendo a economia de mercado e o afastamento do estado no desenvolvimento econômico. Mas defendo as correções de desníveis regionais através de atividade de fomento. Por isso, cumprimento pelas suas iniciativas, o prefeito Vladimir Azevedo, não como poder público intervencionista, mas como aquele que percebe onde precisa de intervenções do poder público”, disse Paoliello, se a duplicação da MG-050, gasoduto, linha aérea e o novo espaço para o Centro Industrial.