Amanda Quintiliano

 

Já foi transferido do berçário para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI Neonatal) do Hospital São João de Deus (HSJD) o bebê que nasceu prematuro no banheiro da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA – 24 horas) de Divinópolis.

 

 

A mãe da criança, natural de Pará de Minas, chegou a unidade, nesta quinta-feira (21) com fortes dores e sangramentos, apresentando quadro de gastroenterite. Ela relatou aos profissionais que desconhecia a gravidez e que suspeitava estar de dois meses.

 

 

Larissa Cristina, de 18 anos, também está internada com a recém-nascida e a mãe dela está acompanhando a filha e a neta. De acordo com assessoria de comunicação do São João de Deus, o estado da mãe é estável, já o bebê está em estado grave e respira com a ajuda de aparelhos.

 

 

A assessoria ainda informou que a família continua recebendo todo o apoio e orientação necessária pela equipe do Serviço Social do HSJD.

 

 

Já a assessoria de comunicação da Prefeitura, confirmou que a criança nasceu no vaso sanitário da UPA e que no momento a jovem estava acompanhada de uma enfermeira. Ainda segundo a assessoria, assim que o bebê nasceu foram adotados os procedimentos necessários e transferido para o Hospital São João de Deus.

 

 

Por meio de nota, a Prefeitura ainda informou que a jovem deu entrada na UPA com queixa de gastroenterite. Ela chegou a ser atendida pelo clínico geral de plantão que suspeitou que a paciente estivesse grávida.

 

 

“A paciente informou ao médico que suspeitava que estivesse de dois meses e o médico então pediu um exame de sangue para confirmar a gestação. Enquanto aguardavam o resultado a paciente foi medicada em relação à gastroenterite e, por várias vezes, pediu para utilizar o banheiro”, consta na nota.

 

 

A partir daí, segundo a nota, ela começou a ser acompanhada pelos técnicos de enfermagem que observaram que a paciente estava com um sangramento. Por volta das 9h a paciente deu à luz no sanitário e foi logo atendida por uma enfermeira, clínico geral e o bebê foi levado aos cuidados da pediatra.

 

 

“O bebê recebeu os primeiros cuidados, limpeza, foi imediatamente aquecido e observou-se que se tratava de um bebê de aproximadamente seis meses. A equipe multidisciplinar entrou em contato imediato com o Hospital São João de Deus, referência em Divinópolis para atendimento à gestantes, para providenciar a transferência da mãe e do bebê”.

 

 

A mãe, o bebê e a avó, acompanhados da equipe de profissionais da UPA foram em uma ambulância para o HSJD, para onde foram transferidos. Lá, a recém-nascida só conseguiu vaga na UTI às 17h30. Todos os leitos estavam ocupados.