Marina Assis

 

O fim do ano está próximo e com ele vem o 13º salário. Para não desperdiçar o dinheiro gastando sem necessidade, algumas dicas são importantes. O economista Leandro Maia conversou com a reportagem do PORTAL e nos contou quais são os erros mais frequentes dos consumidores e orientou sobre o que se deve fazer com o dinheiro.

 

Um engano comum cometido, segundo Leandro, é achar que realmente existe o pagamento em “10 vezes sem juros”. “As pessoas pensam que existe realmente isso de “10 vezes sem juros”, mas não é verdade. O valor dos juros é repassado no valor à vista do produto”, afirmou o economista.

 

Para evitar ficar no vermelho o ideal é que seja feita uma planilha de custos da pessoa para que ela tenha esse controle. “Quando a pessoa sabe o que pode gastar fica mais fácil. Mais além de saber quanto pode gastar é bom que ela avalie o que está comprando, se é algo realmente necessário e fazer orçamento em pelo menos três lojas diferentes”, explicou.

 

Outra dica dada pelo economista é pagar sempre as contas primeiro, assim vai facilitar na hora de saber quanto se pode gastar e não correrá o risco de gastar mais do que tem.

 

“Primeiro devemos pagar as contas atrasadas levando em conta os juros mais altos, depois se sobrar dinheiro guardar um pouco é essencial já que no inicio do ano começam a chegar os impostos, e só ai gastar com as outras coisas” finalizou Leandro Maia.

 

O planejamento ajuda a reduzir o peso de gastos com materiais escolares, renovação de matrículas escolares e impostos como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), cobrados nos primeiros meses do ano.

 

Este ano o benefício será responsável em injetar R$ 143 bilhões na economia brasileira.