Durante o encontro com prefeitos da Associação dos Municípios do Planalto de Araxá (AMPLA), em Araxá/MG, na tarde de ontem (24), Edson Vilela prefeito de Carmo do Cajuru anunciou sua pré-candidatura à Presidência da AMM. 

Natural de Carmo do Cajuru, Edson de Souza Vilela é Arquiteto Urbanista, pela Faculdade Metodista Isabela Hendrix; Especialista em Engenharia Ambiental, pela Fundação Educacional de Divinópolis (FUNEDI/UEMG); Técnico em Estradas, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-BH).

Edson teve seu primeiro mandato como prefeito, entre 2001-2004; é ex-vereador da Câmara Municipal de Carmo do Cajuru, na Legislatura 1989-1992; ex-presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Pará (CBH-RP), no biênio 2002-2003; ex-presidente da Associação Microrregional do Vale do Itapecerica (AMVI); ex – conselheiro do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco; ex – conselheiro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Governo de Minas, no biênio 2002-2003.

Atualmente é prefeito em terceiro mandato, o qual foi reeleito em 2020 com 9.427 votos em chapa única para gestão de Carmo do Cajuru/MG. Além de ter sido presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste/Samu); é vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e é Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Itapecerica – CISVI.

É participante ativo das ações da Associação Microrregional do Vale do Itapecerica (AMVI), Associação Mineira de Municípios (AMM), Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da instância de governança estadual do Circuito Turístico do Campo das Vertentes.

Edson é conhecido na região como um gestor inovador que levou o nome de Carmo do Cajuru para um outro patamar, hoje o município é conhecido nacionalmente e internacionalmente por ser um dos maiores polos moveleiros de Minas Gerais. Uma das mais recentes conquistas de sua administração foi a implantação do projeto de parceria pública-privada “Cidade Inteligentes”, que se tornou um case de sucesso e vem atraindo olhares de gestores do país inteiro, nos visitando frequentemente para conhecer de perto a implantação.   

AMM

Uma história contada pelas batalhas enfrentadas em defesa dos 853 municípios mineiros. Fundada em 17 de outubro de 1952, com a filosofia e o propósito de reunir e representar os municípios de Minas nas esferas estadual e federal, a AMM busca, por meio das potencialidades e individualidades, o fortalecimento de cada um dos municípios mineiros e, consequentemente, o desenvolvimento do Estado.

Esta entidade, reconhecida pela sua importância em todo o País, cresceu, se desenvolveu e acompanhou a evolução tecnológica, levando aos seus associados informações de qualidade e a certeza da defesa da causa municipalista.

Em 2022, a AMM completará 70 anos de uma trajetória de lutas e importantes conquistas em prol do desenvolvimento dos municípios mineiros. Seja pela busca de recursos para os gestores conseguirem vencer em mais um ano de desafios, ou seja pela representatividade dos municípios na esfera estadual e na federal, a Associação mostra, cada vez mais, a importância do fortalecimento do municipalismo e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida da população mineira.

Dentre em breve, o Prefeito Edson Vilela estará lançando os objetivos e ações que pretende alcançar junto a esta nova diretoria para desenvolvimento e crescimento dos municípios mineiros.