As inscrições para as mais de 17 mil vagas podem ser feitas até dia 1º de fevereiro (Foto: Divulgação/Agência Minas)

A educação de Divinópolis avançou e superou o principal indicador nacional. Uma série de fatores desenvolvidos pela Prefeitura de Divinópolis e demais redes de ensino contribuiu para os resultados positivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Gerenciada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), a rede municipal recebeu investimentos de, aproximadamente, R$ 484,6 milhões em oito anos. A Prefeitura aplicou R$23,4 milhões a mais do mínimo exigido desde 2008.

Divinópolis conquistou 6.7 no Ideb até 4ª série/5º ano e superou a meta de 6.2, de acordo com os dados apresentados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(Inep). Em 2013, o Ideb da educação era de 6.5. Na educação da 8ª série/9º ano o Ideb foi de 5.1 e o índice ficou dentro da meta. No Ideb de 2013, o índice era de 4.8.

O Ideb de Divinópolis é superior à média nacional e estadual. Em Minas Gerais, a nota do Ideb até 4ª série/5º ano foi de 6.1 e 5.5 foi a nota média do Brasil. Com 5.1 no Ideb de 8ª série/9º ano, Divinópolis também superou os números do Estado(4.6) e do Brasil(4.5). Na comparação com as metas nacionais e estaduais, Divinópolis superou as projeções.