Itapecerica está entre os municípios brasileiros que conseguiu superar a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) proposta para 2015. A cidade conseguiu atingir 6,7 pontos – unindo a rede pública e privada – quando a meta era de 5.5 para 4ª série/5º ano. Na avaliação da 8ª série/9º ano o município conseguiu 5.2 pontos. A meta estabelecida era de 4.9 pontos.

O Ideb é um indicador que relaciona o desempenho dos alunos com dados de fluxo escolar. O estudo é realizado a cada dois anos pelo Inep, e avalia alunos do ensino fundamental da rede pública e do ensino médio de escolas públicas e privadas. Na avaliação de 2013, Itapecerica também superou as metas. Ela conseguiu 6.2 e 5.2 pontos na 4ª série/5º ano e 8ª série/9º ano, respectivamente.

As notas ficaram a cima da média estadual e nacional. Em Minas a média foi de 6.1 e no país 5.5 na avaliação da 4ª série/5º ano. Já quando levada em consideração a 8ª série/9º ano a média estadual foi de 4.6 e a nacional 4.5.

Calculo

Para se chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar e o desempenho no Saeb/Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio. O rendimento escolar leva em conta taxas de aprovação, reprovação e abandono.

O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O desempenho é comparado com as metas calculadas a partir da primeira edição, em 2005, e projetadas para todas as edições futuras, até o ano de 2021.