A Secretaria Municipal de Educação (Semed), através da Comissão Julgadora Municipal (CJM) sob coordenação do Centro de Referência dos Profissionais da Educação (CRPE), realizou a seleção, na etapa municipal, dos textos enviados pelas escolas municipais e estaduais participantes da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa – “Escrevendo o Futuro”
Os textos escolhidos representarão Divinópolis na etapa estadual. Foram avaliadas 50 redações, sendo 15 poemas, 13 memórias, 15 crônicas e sete artigos de opinião. Entre os poemas, foram selecionados pela CJM e enviados à etapa estadual os seguintes textos: “Riquezas que não têm preço” de Ana Clara de Melo da Escola Municipal Benjamin Constant e “Minha terra, meu lar” de Mateus Silva Araújo da Escola Estadual Joaquim Nabuco.
Entre os textos da categoria Memórias Literárias foram selecionados: “Retratos” de Ana Laura Faria da Escola Municipal Otávio Olímpio de Oliveira e “Lembranças em construção” de Meiriele de Souza Santos da Escola Municipal Padre Guaritá. Foram selecionadas ainda duas crônicas: “Três minutos” de Bianca Maria de Oliveira da Escola Municipal Otávio Olímpio de Oliveira e “Sexta-feira” da aluna Gabrielle Gonçalves Almeida da Escola Estadual Joaquim Nabuco e um artigo de opinião: “Cidade Esperança: o polo da moda na construção de um tesouro cultural” de Larissa Natiele Pacheco da Fonseca da Escola Estadual Dona Antônia Valadares.
O cronograma das etapas estadual, regional e nacional, de setembro a novembro de 2016, pode ser acompanhado pelo portal WWW.escrevendoofuturo.org.br.
Na 5ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.