As capacitações ocorrem de forma presencial, via EAD ou pelo aplicativo Mesário. Em Minas, cerca de 210 mil mesários serão preparados para atuar em mais de 53 mil seções eleitorais.
A Justiça Eleitoral de Minas Gerais deu início ao treinamento dos mesários que atuarão nas eleições municipais de 2024. As capacitações estão sendo realizadas de forma presencial, através da plataforma de ensino a distância (EAD) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou pelo aplicativo Mesário.
Capacitação
Cada mesário recebe uma carta de convocação que detalha a modalidade de treinamento e o período em que deve ser concluído. No caso dos treinamentos presenciais, a responsabilidade pela organização é de cada zona eleitoral. Nesses encontros, o treinamento inicia-se com uma apresentação conduzida pelo chefe do cartório, seguida por uma sessão teórica que aborda instruções essenciais, como o horário de chegada e a resolução de problemas que possam surgir durante o processo eleitoral. A capacitação prática, que inclui o manuseio das urnas eletrônicas, é realizada posteriormente.
Números em Minas Gerais
Em Minas Gerais, aproximadamente 210 mil mesários serão treinados para garantir o funcionamento de mais de 53 mil seções eleitorais em todo o estado.
- Braga Netto é preso por tentativa de golpe de Estado
- Justiça Eleitoral rejeita contas de campanha de Vitor Costa
- Calor e pancadas de chuva marcam o sábado em Divinópolis e região
- Homem joga garrafa em viatura para ser preso e tratar contra drogas
- Mais do que pólvora e foguetes: Samonte surfa onda avícola com carne e ovos
Direitos
Os cidadãos que atuam como mesários têm direito a se ausentar do trabalho pelo dobro dos dias em que prestaram serviço à Justiça Eleitoral, seja no dia da eleição ou durante os treinamentos. Além disso, a função de mesário pode ser considerada como critério de desempate em concursos públicos, conforme previsto em edital. Para as eleições deste ano, o valor do auxílio-alimentação para mesários foi fixado em R$ 60,00 por turno de trabalho.