Fumaça branca surge no Vaticano e anuncia ao mundo o novo líder da igreja católica
O mundo católico testemunhou nesta quinta-feira (8/5) a eleição do 267º Papa da Igreja. Pouco depois das 18h07 (horário local), a tão aguardada fumaça branca começou a sair da chaminé da Capela Sistina, indicando que os cardeais reunidos em Conclave chegaram a um consenso sobre o novo Sucessor de Pedro. Milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro e na Via da Conciliação acompanharam o momento histórico e vibraram diante do anúncio simbólico e tradicional.
Logo após a fumaça branca, os sinos da Basílica de São Pedro soaram, confirmando oficialmente o “Habemus Papam” – expressão em latim que significa “Temos um Papa”. A eleição terminou no quarto escrutínio, repetindo o mesmo número de votações que elegeram João Paulo I, em 1978, e Bento XVI, em 2005.
- Maria da Conceição Rodrigues morre aos 66 anos em Divinópolis
- Ciclista fica gravemente ferido em acidente com ônibus
- Quase 15 mil eleitores podem perder o título no Centro-Oeste de MG
- Crianças com bronquiolite recebe transporte de helicóptero em Divinópolis
- Acidente mata motorista na MG-050, em Pimenta
Quel é o Novo papa
Após aceitar sua eleição, o novo Pontífice dirigi-se à “Sala das Lágrimas”, local onde tradicionalmente o Papa eleito se prepara antes de sua primeira aparição pública. Auxiliado pelo Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, dom Diego Giovanni Ravelli, ele veste uma das três túnicas brancas previamente preparadas. Em seguida, encaminha à Sacada Central da Basílica de São Pedro.
De lá, o protodiácono, cardeal Dominique Mamberti, será o responsável por anunciar ao mundo o nome do novo Papa. Ele utiliza a tradicional fórmula em latim do Habemus Papam, encerrando um dos momentos mais solenes e aguardados do calendário religioso global.
A identidade do novo líder da Igreja deve marcar os próximos passos do catolicismo diante dos desafios contemporâneos. A expectativa agora se volta para o primeiro discurso, bem como as linhas que nortearão seu pontificado.