Almir Resende é presidente da AMVI e prefeito de Carmo da Mata
Almir falou sobre a calamidade financeira na reunião com prefeitos da AMVI (Foto: Divulgação)

Atitude está dentro de adequações para conter gastos; Prioridade será dada para pacientes de hemodiálise, oncologia e gestantes de alto risco

Pelas redes sociais, a Prefeitura de Carmo da Mata anunciou, nesta sexta-feira (30) a suspensão temporária dos serviços de transporte eletivos. A medida também está relacionada às atitudes tomadas pelo Município, para amenizar os efeitos causados por estes problemas e reduzir os gastos, entre elas, exonerações, conforme antecipou o PORTAL.

De acordo com o comunicado. a prioridade de transporte será dada apenas aos pacientes de hemodiálise, de tratamentos oncológicos (ACCCOM) e Policlínica Divinópolis, centro de atenções psicossociais (CAPS) e gestantes de alto risco. Os serviços de urgência e emergência também serão mantidos. A saída de veículos para o transporte de altas hospitalares de Belo Horizonte serão realizadas até as 15h e das cidades de Divinópolis e Oliveira, até as 16h.

A Prefeitura ainda afirmou, em nota, que tendo em vista o atual momento econômico, agravado pela dívida do Estado e que compromete severamente as contas municipais, a prioridade é manter os serviços essenciais aos munícipes e que assim que o repasse das verbas seja normalizado, as atividades retornarão ao normal.

Calamidade financeira

Em outubro, a Prefeitura de Carmo da Mata decretou situação de calamidade financeira na cidade. A decisão foi tomada em virtude dos atrasos de repasses constitucionais financeiros, realizados pelo Governo do Estado. Até o momento, a dívida com Carmo da Mata chega ao montante de R$ 3.619.699,18.

Devido a isso, o Município anunciou, no final do mês passado,  a exoneração de 65 servidores, dentre eles ocupantes de cargos contratados, comissionados e agentes políticos, com o objetivo de reestruturação e evitar a total defasagem de serviços.