Amanda Quintiliano

Bem no centro da cidade, o Centro Cultural já foi uma das obras mais modernas realizadas em Itapecerica. Mesclando o novo e o antigo, o prédio ganhou forma e contorno para ser um espaço de teatro, dança e apresentações musicais. Entretanto, o tempo não foi generoso com ele e o que antes era para receber o público, tornou-se espaço para entulhos.

O gesso que cobre o teto já não existe em algumas partes. Paredes estão mofadas, assim como há poltronas destruídas. Isso sem mencionar as salas no entorno. A degradação não é segredo para ninguém que vive na cidade, mas ganhou as redes sociais nesta segunda-feira (16) após uma visita feita pelo atual prefeito, Têko (PHS).

O prédio vai muito além do auditório. São várias salas. Lá, no passado, já abrigou o tradicional Colégio das Irmãs e outras instituições de ensino. Hoje, essas salas funcionam inadequadamente como repartições da prefeitura, como o estoque de remédios da farmácia pública.

“Confesso que fiquei imensamente triste de ver a atual situação do local, que em outros tempos era sinal de beleza e tradição, um ponto de referência da nossa cidade: o Colégio das Irmãs”, lamentou o prefeito em sua rede social.

Medidas

O Centro Cultural já foi reformado por pelo menos três vezes e para voltar a funcionar será necessário desembolsar mais dinheiro público. A primeira medida de Têko foi determinar a limpeza do local com a retirada de entulhos e materiais sem condições de uso.

“Ainda há muito a se limpar e organizar, mas diante de tamanho descaso e deterioração, somente com o tempo colocaremos tudo em ordem”.

A intenção é, além de reabrir o auditório para apresentações culturais, transferir parte das repartições da prefeitura para as salas reformadas e adequadas do prédio, hoje subutilizadas. Para isso, o prefeito determinou à Secretaria Municipal de Obras e Transportes um levantamento sobre custos e prazos. Ele aguarda o relatório.

“O projeto é restaurar e revitalizar o Centro Cultural, adequando-o às normas de segurança e acessibilidade para que a população possa usufruir deste importante espaço por meio da oferta de uma variada programação, que vise valorizar a cultura e o entretenimento”, informou a prefeitura por meio de nota.