Estudo prevê ações para recuperar o Rio Formiga

Destaques com fotoMinas GeraisOutras Notícias
Por -11/01/2016, às 10H57janeiro 12th, 2016

O engenheiro agrônomo Larcir Rowilson, da Emater entregou à Prefeitura de Formiga um estudo com sugestões de ações para recuperação da Bacia do Rio Formiga. O material foi recebido pelo chefe de Gabinete, José Terra de Oliveira Júnior.

No dia 20 de novembro de 2015, o prefeito Moacir Ribeiro sancionou a lei que cria o Programa Vida Nova Rio Formiga. Segundo o chefe de Gabinete, as ações sugeridas por Lacir Rowilson encaixam-se no que está previsto no programa.

“É de suma importância recuperar as nascentes do Rio Formiga, não só por uma questão ambiental, mas também para garantir o futuro do abastecimento de água na cidade. As sugestões contidas no estudo apresentado por Lacir Rowilson são muito interessantes e serão analisadas com muita atenção por todos os órgãos envolvidos”, comentou o chefe de Gabinete.

O estudo do engenheiro agrônomo contém levantamentos importantes, como detalhamento dos cursos d’água que formam o Rio Formiga, localização, números de casas e produtores em cada região, etc. O material traça ainda um plano de ação para colocar as sugestões em prática.

Algumas ações do Programa Vida Nova Rio Formiga já estão em andamento.

Confira ações sugeridas estudo

Recuperação de nascentes:

– Cercamento – arame – moirões

– Plantio de árvores nativas

Recuperação pastagens e/ou vegetação em áreas degradadas:

– correção do solo

-sementes

– árvores nativas

Construção de barraginhas secas

Construção de curvas de nível

– em áreas de pastagens

– em áreas agrícolas

– em áreas próximas a voçoroca

Construção de pequenos açudes próximos ás nascentes

 

Elevação do nível dos pequenos córregos

 

 

Sem Comentários

Deixe uma resposta

Obrigado por escolher deixar um comentário. Por favor, lembre-se de que todos os comentários serão moderandos de acordo com nossa política e não vamos publicar seu endereço de e-mail. Peço que não utilize palavras-chave no campo de nome. Vamos ter uma conversa legal e significativa nos comentários.