A VLI, empresa que administra a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) em Divinópolis, foi escolhida, pela segunda vez consecutiva, integrante do Guia “Melhores Empresas Para Você Trabalhar”, material especial editado pela revista Você S/A, uma referência no setor de carreiras. O evento de premiação aconteceu nesta segunda-feira (03), em São Paulo.
No ano passado, a VLI já havia sido incluída na seleção, quando se inscreveu pela primeira vez para participar da pesquisa. O ranking, elaborado pela Você S/A em parceria com a Fundação Instituto de Administração da USP (FIA-USP), é considerado um parâmetro de excelência no meio corporativo há 20 anos. Para chegar à seleção das 150 melhores empresas, a revista elabora um criterioso método de avaliação que vai desde questionário respondido pelas companhias até a conferência das informações, através de entrevista presencial com empregados selecionados pela Você S/A em diversos setores e hierarquias das empresas participantes.
Para a head de Recursos Humanos da VLI, Rute Galhardo, a presença novamente no grupo das melhores empresas para se trabalhar do país demonstra que a companhia caminha na direção certa em relação ao seu propósito.
“Quando as pessoas se unem em torno de um propósito, que é transformar a logística do Brasil, o resultado aparece. Temos pessoas direcionadas através dos nossos valores, que é o alicerce da VLI. Isso comprova que estamos no caminho correto, escolhendo as pessoas certas, com uma liderança que representa a empresa com orgulho”, diz. Atualmente, a companhia conta com cerca de 7 mil pessoas em seu quadro de profissionais.
A inclusão da VLI no ranking também é reflexo da cultura implantada pela empresa com práticas de aperfeiçoamento e valorização dos profissionais. Essas práticas vão desde as iniciativas de educação corporativa, que planeja anualmente o desenvolvimento dos empregados atrelados às necessidades do negócio, bem como adoção de processos meritocráticos para reconhecimento e promoção.
A Escola de Liderança da VLI, que aprimora profissionais para cargos de gestão, também é uma ferramenta a ser destacada. A iniciativa já foi premiada pela Associação Brasileira de Recursos Humanos. Anualmente todos os líderes são capacitados pela escola de liderança, aproximadamente 350 pessoas.
“Sempre temos o desafio de manter o nível. Todos anos temos que nos reinventar, é a nossa essência”, conclui Galhardo.