A VLI, empresa que controla a Ferrovia Centro-Atlântica, promove nesta quarta-feira (02), em parceria com a Prefeitura de Divinópolis, ação de combate ao mosquito da dengue, abrangendo o perímetro urbano do município. O objetivo é atuar na prevenção da doença, levando informação à população e fazendo um mutirão de limpeza para combater os focos de acúmulo de água, locais mais propensos a criação e reprodução do mosquito Aedes Aegypti, também transmissor do Zika vírus e da febre Chikungunya.
De 8h às 17h, funcionários da VLI farão o reforço das ações de capina, limpeza e coleta de objetos descartados ao longo da linha férrea, com a ajuda de duas retroescavadeiras. Junto com agentes de saúde e integrantes da comunidade, eles também irão percorrer a área central da cidade e visitarão residências para promover a conscientização da população sobre a doença e os riscos de acumular e depositar irregularmente lixo em casa, nas ruas e nos trilhos da ferrovia. As equipes ainda passarão orientações aos moradores através de materiais educativos com dicas de cuidados para evitar a proliferação do mosquito.
Para recolher o material coletado nas ruas, casas e no entorno dos trilhos, serão disponibilizadas caçambas em oito cruzamentos de rua com a linha férrea. Moradores também podem fazer o descarte de lixo nesses recipientes, que ficarão à disposição da população até sexta-feira (04), nas seguintes passagens de nível: Gerdau, Mateus Leme, Flamengo, São Marcos, Esplanada, Contorno (atrás da oficina da VLI), Amazonas e Bairro São José.