Reconhecimento celebra trajetória de inovação na apicultura e os 30 anos da empresa de Bambuí
O empresário e apicultor Cézar Ramos Júnior foi um dos dez agraciados com a Medalha de Honra Ministro Alysson Paolinelli, entregue neste domingo (29/6), em Bambuí, no Centro-Oeste de Minas Gerais. A honraria do Governo de Minas reconhece personalidades e instituições que se destacam na agropecuária mineira e no desenvolvimento sustentável.
A entrega ocorreu na cidade natal de Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura e referência internacional pela contribuição à Revolução Verde brasileira. O evento marcou a primeira edição da medalha, criada por meio da Lei 24.582/2023 e regulamentada no ano passado.
Representando o segmento de médios produtores rurais, Cézar Ramos destacou que o prêmio simboliza um marco para a apicultura em Minas Gerais e também para o Brasil. “Esta honraria dá visibilidade a uma atividade agrícola essencial e ainda pouco percebida. As abelhas são fundamentais para a polinização, e, sem elas, a produção de alimentos e a biodiversidade estariam em risco”, ressaltou.
30 anos de história com reconhecimento internacional
A homenagem coincide com os 30 anos da Natucentro, empresa fundada por Cézar e referência na produção de Própolis Verde. Conforme o empresário, a empresa está presente em 22 países, levando o nome de Bambuí como a capital da Própolis Verde. O negócio envolve cerca de 500 apicultores, a maioria deles no Território Canastra.
Desde 2001, Cézar realiza viagens periódicas à Ásia, Europa, assim como Estados Unidos para difundir os benefícios da Própolis Verde. Além disso, a importância das abelhas para o equilíbrio ambiental e a segurança alimentar mundial. Em suas palestras internacionais, ele defende que produtos naturais aliados a um estilo de vida saudável são fundamentais para uma sociedade mais equilibrada e consciente.
“Nosso negócio conta a força do trabalho e a parceria de aproximadamente 500 apicultores, sendo a
grande maioria sediados no Território Canastra, e isso é motivo de muito orgulho para mim”, afirma.
- Divino Tablado 2025 tem entrada gratuita com troca solidária
- Minas participa de levantamento nacional de riscos para o agro
- Mega-Sena sorteia R$ 32 milhões nesta quinta-feira
- Golpe do Enem: quadrilha aplica fraude milionária com site falso
- Adesão de escola de Divinópolis ao programa cívico-militar é aprovada
Medalha Alysson Paolinelli que valoriza o agro mineiro
A Medalha Alysson Paolinelli ocorre anualmente, sempre em 29 de junho, data de falecimento do ex-ministro. A solenidade é itinerante, assim, ocorrendo a cada ano em municípios que se destacam na agropecuária ou que fazem parte da trajetória de Paolinelli.
Além de Cézar Ramos, outros produtores rurais, empresas, instituições de pesquisa, entidades cooperativas, bem como personalidades políticas com forte atuação no setor agropecuário receberam a melhada.