Polícia Federal realiza operação em Divinópolis e região. (FOTO: Reprodução Polícia Federal)
Polícia Federal realiza operação em Divinópolis e região. (FOTO: Reprodução Polícia Federal)

Fiscalização ocorreu em mais de 70 empresas para evitar desvio de insumos para produção de drogas

A Polícia Federal desencaderou a operação Higeia II em Divinópolis e região com objetivo de fiscalizar mais de 70 empresas que operam com produtos químicos, em uma tentativa de evitar o desvio desses insumos para a produção de drogas.

Em uma ação de grande porte, os policiais federais cumprem simultaneamente ordens de fiscalização em diversas empresas que produzem, utilizam ou transacionam produtos químicos.

O objetivo é evitar que criminosos desviem esses produtos para a confecção e o refino de várias espécies de drogas ilegais.

Insumos adulterantes

Esses insumos, conhecidos como adulterantes ou precursores, desempenham papéis cruciais na fabricação de drogas ilícitas.

Leis rigorosas regulam o controle dos precursores, que são substâncias químicas essenciais na produção dessas drogas, para evitar seu desvio para atividades criminosas.

O crime organizado adiciona adulterantes aos produtos químicos para aumentar sua quantidade, potência ou efeito, buscando assim obter maior lucro.

Objetivo da operação em empresas de produtos químicos

O principal objetivo da operação, conforme a Polícia Federal, é combater o tráfico de drogas ao impedir a utilização indevida de produtos químicos que alimentam a capacidade produtiva das organizações criminosas.

Ao evitar o desvio desses insumos, a operação busca, então, reduzir a fabricação e, consequentemente, a oferta de substâncias ilícitas.

A Polícia Federal ressalta que está realizando uma operação inédita em grande escala na região, sendo um passo importante na prevenção do desvio de produtos químicos para o tráfico de drogas.