Fiscalização ocorreu em mais de 70 empresas para evitar desvio de insumos para produção de drogas
A Polícia Federal desencaderou a operação Higeia II em Divinópolis e região com objetivo de fiscalizar mais de 70 empresas que operam com produtos químicos, em uma tentativa de evitar o desvio desses insumos para a produção de drogas.
Em uma ação de grande porte, os policiais federais cumprem simultaneamente ordens de fiscalização em diversas empresas que produzem, utilizam ou transacionam produtos químicos.
O objetivo é evitar que criminosos desviem esses produtos para a confecção e o refino de várias espécies de drogas ilegais.
- Jovem baleada ao retornar de festa em São Sebastião do Oeste, precisa de doação de sangue
- Militares realizam treinamento para capacitação no combate a ataques a agências bancárias
- Cursos gratuitos estão com inscrições abertas no Senai de Arcos
- Edital de concurso de ilustração convida alunos da rede pública para ilustrar livro infantil
- Selos falsos da Anatel são apreendidos em operação de combate ao comércio ilegal de medicamentos
Insumos adulterantes
Esses insumos, conhecidos como adulterantes ou precursores, desempenham papéis cruciais na fabricação de drogas ilícitas.
Leis rigorosas regulam o controle dos precursores, que são substâncias químicas essenciais na produção dessas drogas, para evitar seu desvio para atividades criminosas.
O crime organizado adiciona adulterantes aos produtos químicos para aumentar sua quantidade, potência ou efeito, buscando assim obter maior lucro.
Objetivo da operação em empresas de produtos químicos
O principal objetivo da operação, conforme a Polícia Federal, é combater o tráfico de drogas ao impedir a utilização indevida de produtos químicos que alimentam a capacidade produtiva das organizações criminosas.
Ao evitar o desvio desses insumos, a operação busca, então, reduzir a fabricação e, consequentemente, a oferta de substâncias ilícitas.
A Polícia Federal ressalta que está realizando uma operação inédita em grande escala na região, sendo um passo importante na prevenção do desvio de produtos químicos para o tráfico de drogas.