A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Governo, realizou nesta terça (15/2), uma reunião com os representantes da Cemig e das empresas responsáveis pelo serviço de internet e telefonia.
 
A Prefeitura convocou todas as empresas que prestam serviço na cidade utilizando os postes, colocando em pauta a elaboração de um plano para organizar a remoção de fios de energia, telefonia, TV e internet, dentre outros, que deixam de ser utilizados, mas não são devidamente removidos. 
 
No início da reunião foram citados os acidentes causados pelos fios soltos na cidade que, inclusive, causaram amputações de membros e lesões graves às vítimas, e sobre a dificuldade da identificação dos proprietários dos fios. 
 
A vice-prefeita Janete Aparecida enfatizou, aos representantes das empresas, que a responsabilidade civil e criminal é das empresas proprietárias dos fios, que todas terão que identificar os seus fios e que o município fará a fiscalização. Uma nova regulamentação sobre este tema, deverá ser publicada. “A retirada desses fios e cabos que deixaram de ser utilizados, é urgente. É preciso fazer um plano conjunto para retirar todos os cabos mortos pela cidade, ação conjunta entre Cemig, prefeitura e empresas”, reforçou.
 
Um dos representantes da Cemig, destacou que a estimativa é de que cerca de 70% dos cabos não são identificados a qual empresa pertence e que a obrigatoriedade desta identificação deve ser cumprida e efetividade da fiscalização por parte da concessionária, também foi questionada. 
 
O secretário de Trânsito, Lucas Estevam, informou que, sempre que a Settrans recebe alguma denúncia de cabos caídos, uma equipe se desloca até o local para fazer a desobstrução da via, quando os cabos não oferecem risco aos agentes. “Muitas das vezes temos que cortar os cabos, por não conseguir identificar a empresa responsável. Esse plano de ação será de grande valia também para nos ajudar a identificar os cabos e os responsáveis por eles”, destacou. 
 
O prefeito Gleidson Azevedo lembrou que a principal preocupação do Executivo, é o valor da vida do cidadão. “Não é o momento para culpar uma ou outra empresa, mas é preciso que os cabos sejam identificados e que todos se comprometam com a retirada do que não é mais utilizado. Percebemos nesta reunião que as empresas estão dispostas a contribuir e resolver os problemas atuais. A elaboração deste plano pode até ser um piloto para outras cidades. Precisamos agir com prazos, pois o cidadão de Divinópolis não aguenta mais pagar essa conta”, destacou.
 
Todas as empresas presentes concordaram no plano a ser executado e se dispuseram a contribuir. Na sexta-feira acontecerá uma nova reunião, entre os responsáveis pelo plano de ação. 
 
Participaram da reunião representantes da Cemig e das empresas: Telecom, Algar, MGNet, ValsiNet, Sempre Internet, Telefônica Brasil S/A, Telemont, Petranet, Vero e Master. Por parte da Prefeitura, também estiveram presentes: o procurador geral do Município, Leandro Mendes; o secretário de Trânsito, Lucas Estevam; o secretário de Operações Urbanas, Gustavo Mendes; e a diretora de Comunicação, Samara Souza. 
 
“Pela primeira vez o Poder Executivo reuniu com as empresas responsáveis, juntamente com a Cemig, para resolver a situação dos fios soltos na cidade. Não será um trabalho de curto prazo, devido à grande extensão da cidade, mas a Prefeitura está se movimentando para trazer a segurança que o cidadão divinopolitano precisa em detrimento dos fios soltos”, salientou a vice-prefeita, Janete Aparecida.