Shaenny Bueno
Começar o ano novo com as finanças “no azul” é o desejo de dez entre dez brasileiros. Mas, para isso, alertam os analistas, é preciso esforço. Todo início de ano as despesas extras com impostos como IPTU, IPVA e matrícula escolar dos filhos podem consumir entre 30% e 40% do orçamento do mês. Quem não fez uma reserva financeira para esses compromissos é candidato a estourar o orçamento e iniciar 2015 com dívidas.
Mas, hoje em dia algumas facilidades têm caído como luva para milhares de famílias brasileiras. O 13º salário é uma das saídas encontradas por muitas pessoas. Mas e quando esse dinheiro não é suficiente para pagar tudo? Nessa hora é viável a busca de soluções para quitar as dívidas. Aposentados e pensionistas, além dos servidores públicos, por exemplo, podem recorrer ao crédito consignado.
A proprietária da Global Cred, Pâmela Cardoso conta que em muitos casos é possível renegociar a dívida e usar o crédito consignado para conseguir juros mais baixos.
“O crédito consignado está vinculado a folha de pagamento, desta forma os bancos possuem uma garantia de recebimento, diminuindo o risco de inadimplência. É importante ressaltar que as taxas de juros do crédito consignado podem variar de acordo com o perfil do tomador de empréstimo e do relacionamento dele com o banco.”
Consultoria
Mas é preciso se planejar e saber se o empréstimo irá solucionar o problema. Na Global Cred, a equipe é orientada a dar uma pré-consultoria aos
clientes. A ideia é encontrar o melhor caminho para colocar as contas em dia sem correr o risco de se embaraçar no futuro.
“Antes de fazer a contratação de um empréstimo consignado é importante o tomador avaliar onde o dinheiro será utilizado. A Global Cred analisa a situação financeira dos clientes para que seja tomado a melhor decisão. Um bom uso do crédito consignado é quitar dívidas que possuam taxas de juros mais altas, como por exemplo o cheque especial e cartão de crédito.”
Comparação
A taxa dos empréstimos pessoais é de aproximadamente 3,18% ao mês, bem abaixo dos 9,37% cobrados pelo cartão de crédito e 12% do cheque especial. O juro do crédito consignado também é um dos mais baratos, já que a garantia do empréstimo é o próprio salário do devedor. As taxas do consignado variam em cerca de 2,5% ao mês, segundo o Banco Central, o que dá um juro anualizado entre 22,4% e 28,6%, bem distante dos 192,94% do cartão de crédito e dos 148,76% do cheque especial.
Para saber qual é a melhor linha de crédito para você, basta procurar a equipe da Global Cred que funciona na av. Primeiro de Junho, número 420, sala 404, no Centro de Divinópolis.
Os telefones para dúvidas e orientações são (37) 3214-7238, 3214-8843, 8804-1321, 8804-0610, 8804-0919, 8851-0126 e 8804-1128.