Investimento de R$ 800 milhões vai impulsionar a competitividade da indústria no Centro-Oeste mineiro
Representantes da Gasmig e lideranças empresariais da região Centro-Oeste de Minas se reuniram nesta terça-feira (28/5) no auditório da Fiemg Regional, em Divinópolis. O encontro detalhou o processo de aquisição de gás natural por meio do novo gasoduto, que está prestes a entrar em operação. O investimento total é de R$ 800 milhões e promete transformar o cenário industrial de Divinópolis e cidades vizinhas.
Organizado pela Fiemg Regional Centro-Oeste, sob a liderança de Eduardo Soares, o evento reuniu empresários interessados em utilizar o gás natural como fonte energética. Além de esclarecer dúvidas sobre contratos de atendimento, os participantes discutiram, então, as oportunidades de negócios que surgirão com a nova infraestrutura.
Durante o encontro, o gerente do Projeto Centro-Oeste da GASMIG, Adil Vitório, explicou que a Linha Tronco — responsável por transportar o gás de Betim a Divinópolis — já está com 110 km de obras em fase final. Conforme ele, a previsão de conclusão é agosto deste ano, com início da operação em setembro. Nesse primeiro momento, a prioridade será o atendimento às indústrias que já assinarem contratos.
- Mais acesso ao saneamento: Arsae&MG quer ouvir a população sobre soluções alternativas como poços e fossas
- Apenas Shopping Pátio poderá funcionar no feriado de Corpus Christi, segundo CCT
- Autoridades brasileiras deixam Israel e embarcam na Arábia Saudita para o Brasil
- Homem é morto a tiros no centro de São Sebastião do Oeste e suspeito é preso horas depois
- Menor é apreendido com drogas e celular em Nova Serrana
Gasoduto benefícia Divinópolis e outras cidades
Além de Divinópolis, o gasoduto beneficiará os municípios de Betim, Sarzedo, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme e Itaúna, somando cerca de 300 km de rede instalada. O presidente da GASMIG, Carlos Colón, destacou que o gás natural representa uma alternativa mais segura, sustentável e eficiente para o setor produtivo. Ele também garantiu que, em poucos meses, a região estará abastecida, com expansão prevista para meados de 2026.
Com a chegada do gasoduto, Minas Gerais alcança a marca de 57 cidades com acesso à rede de gás natural. Para Eduardo Soares, da FIEMG, essa conquista vai impulsionar o desenvolvimento regional. “O gás natural se posiciona como um diferencial atrativo para novas empresas, ao mesmo tempo em que melhora a performance dos empreendimentos existentes”, afirmou.
Com a infraestrutura em avanço e contratos em negociação, o cenário para a economia regional é promissor. Afinal, o acesso ao gás natural coloca Divinópolis e região em novo patamar de competitividade.