Estudantes da rede pública já aparecem pré-inscritos no sistema; prova ocorrerá em novembro
As inscrições para o Enem 2025 começaram nesta segunda-feira, 26 de maio, e seguem até 6 de junho. Quem pretende participar deve acessar a Página do Participante, preencher os dados solicitados e confirmar a inscrição.
Neste ano, o sistema trouxe uma novidade importante. Estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede pública já aparecem pré-inscritos. Eles precisam apenas confirmar as informações, escolher o idioma da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e concluir o processo.
- Vinagre quente com detergente limpa o box do banheiro sem esfregar
- SIAMIG Bioenergia lança campanha em Minas Gerais : “Etanol. Você abastece, a vida agradece”
- Mais acesso ao saneamento: Arsae&MG quer ouvir a população sobre soluções alternativas como poços e fossas
- Apenas Shopping Pátio poderá funcionar no feriado de Corpus Christi, segundo CCT
- Autoridades brasileiras deixam Israel e embarcam na Arábia Saudita para o Brasil
As provas acontecerão nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país. No entanto, Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, terão a aplicação nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, por causa da COP30.
Portanto, quem solicitar a reaplicação fará o exame nos dias 16 e 17 de dezembro. O Inep divulgará os resultados em 16 de janeiro de 2026.
Além disso, a taxa de inscrição custa R$ 85. O pagamento pode ser feito até 11 de junho, por boleto, PIX, cartão de crédito ou débito. A inscrição só será confirmada após a compensação do pagamento. Mesmo os candidatos isentos precisam concluir a inscrição.
Veja como se inscrever passo a passo:
- Acesse a Página do Participante;
- Clique em “Entrar com gov.br” e faça o login;
- Preencha os dados pessoais solicitados;
- Indique se precisa de atendimento especializado;
- Escolha o idioma da prova de língua estrangeira;
- Responda ao questionário socioeconômico;
- Informe telefone e e-mail válidos;
- Envie uma foto atualizada;
- Revise e confirme as informações.
Participantes do CadÚnico e alunos da rede pública que concluirão o ensino médio neste ano não precisam pagar a taxa. A isenção é automática nesses casos.
Além disso, o Enem volta a oferecer a certificação do ensino médio. Pessoas com mais de 18 anos podem solicitar essa opção durante a inscrição. O Inep divulgará a lista de instituições responsáveis por conceder o certificado. Apesar disso, o Encceja seguirá como alternativa principal para quem busca a certificação.
Portanto, quem deseja ingressar no ensino superior ou obter o diploma do ensino médio deve ficar atento aos prazos e regras.