Prazo final vai até às 23h59 e inclui isentos; pagamento da taxa segue até 18 de junho
O prazo para se inscrever no ENEM 2025 (Exame Nacional do Ensino Médio) termina hoje, sexta-feira (13), às 23h59. De acordo com dados do MEC, até as 14h30 já haviam se inscrito mais de 53 milhões de pessoas, das quais 3 milhões obtiveram isenção da taxa e 2,3 milhões pagaram R$ 85,00.
Presente no Brasil há mais de 20 anos, o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior, sendo utilizado pelo Sisu, Prouni, Fies e diversos programas acadêmicos
O Jornal Portal Gerais reforma novamente algumas informações importantes para que as inscrições sejam realizadas com sucesso.
Inscrições na Página do Participante
É imprescindível que todos acessem a Página do Participante para se inscrever ,inclusive quem conseguiu isenção ou justificou ausência em 2024. A aprovação desses pedidos não garante inscrição automática. Quem esqueceu a senha do Gov.br deve recuperá-la pela plataforma.
Inscrição automática para alunos da rede pública
Os estudantes concluintes da rede pública têm a inscrição pré-preenchida. Ainda assim, precisam confirmar participação no site e selecionar idioma estrangeiro (inglês ou espanhol). Nesse caso, não haverá cobrança nem emissão de boleto.
- Capotamento na BR-262 deixa mulher gravemente ferida em Pará de Minas
- Anime YO! Divinópolis tem data marcada com dubladora de Korra e Wanda
- Veja lista de carros sustentáveis com IPI Zero solicitados por montadoras
- Fuga arriscada termina em prisão por associação ao tráfico em Divinópolis
- Segunda escola de Divinópolis aprova adesão ao modelo cívico-militar
Formas de pagamento da taxa
Se você escolheu a versão pagante, saiba que o boleto pode ser quitado até 18 de junho, via:
- Boleto na Página do Participante
- Pix (QR Code do boleto)
- Cartão de crédito
- Débito em conta corrente ou poupança (conforme o banco)
Certificação do Ensino Médio
O Enem 2025 volta a servir para certificação de conclusão do Ensino Médio ou prova de proficiência parcial para quem tem 18 anos ou mais. Para obter o certificado é necessário atingir pelo menos 450 pontos em cada área e nota mínima de 500 na redação.
Datas diferenciadas no Pará
Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), as provas serão em 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da COP30. Quem prefere fazer o exame em 9 e 16 de novembro pode escolher outro município de aplicação durante a inscrição.