Participantes devem enviar nova documentação pela Página do Participante até esta quarta-feira (2)
Os inscritos no Enem 2025 que tiveram negado o pedido de atendimento especializado têm até esta quarta-feira (2) para entrar com recurso. A solicitação deve ser feita exclusivamente pela Página do Participante. O prazo, que antes se encerraria em 27 de junho, foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC).
Como recorrer da decisão
Para que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reanalise o pedido, é necessário reenviar os documentos comprobatórios, como laudos médicos ou declarações específicas. Os arquivos devem estar em PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2MB e estar legíveis e em português.
O laudo deve conter:
Nome completo do participante;
Diagnóstico com descrição da condição ou o código CID-10;
Assinatura e identificação do profissional com CRM, RMS ou órgão competente.
Estudantes com deficiência, transtornos como TEA, dislexia, TDAH, bem como gestantes, lactantes e idosos, têm direito de solicitar atendimento especializado. Se o recurso for aceito, o participante poderá ter tempo adicional, prova em braile, sala individual, letra ampliada, entre outros recursos listados no edital do Enem.
- Vítor Costa vence disputa e assume presidência do PT em Divinópolis
- Idoso fica ferido em incêndio no Centro de Divinópolis
- Divinópolis se despede de personal trainer vítima de acidente na BR-494
- Mulher morre após capotamento na BR-494 em Oliveira
- Pai incentiva filho a matar vizinho após briga na zona rural de Divinópolis
Datas das provas
O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país. Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), por conta da COP30, as provas acontecerão nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
O Enem é a principal forma de ingresso no ensino superior público, via Sisu, Prouni e Fies, além de ser aceito por universidades em Portugal. A nota também pode ser usada para obter certificado de conclusão do ensino médio, para maiores de 18 anos.