Inscrições começam em 26 de maio e seguem até 6 de junho; provas acontecem nos dias 9 e 16 de novembro, com exceção de cidades do Pará
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta sexta-feira (23), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), o edital oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. As inscrições estarão abertas de 26 de maio a 6 de junho, e devem ser feitas exclusivamente pela Página do Participante, no site do Inep.
Conforme já havia sido antecipado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, o Enem volta a oferecer a possibilidade de certificação do ensino médio para participantes maiores de 18 anos que ainda não concluíram essa etapa escolar. Para isso, será necessário obter pelo menos 450 pontos em cada área de conhecimento e mais de 500 pontos na redação.
- ATUALIZAÇÕES: Janete Aparecida detalha retorno ao Brasil após deixar zona de conflito em Israel
- Pratos de porcelana se tornam arte decorativa com pintura à mão
- Vinagre quente com detergente limpa o box do banheiro sem esfregar
- SIAMIG Bioenergia lança campanha em Minas Gerais : “Etanol. Você abastece, a vida agradece”
- Mais acesso ao saneamento: Arsae&MG quer ouvir a população sobre soluções alternativas como poços e fossas
As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, em todos os estados do país. O exame será composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação em língua portuguesa.
Primeiro dia de aplicação
No primeiro dia de aplicação, os candidatos farão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo língua portuguesa e língua estrangeira), além de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e redação. A aplicação terá duração de 5 horas e 30 minutos.
Segundo dia de aplicação
Já no segundo dia, os participantes enfrentarão as provas de matemática e ciências da natureza (biologia, física e química), com 5 horas de duração. Os portões dos locais de prova abrirão às 12h e fecharão às 13h (horário de Brasília), com o início previsto para 13h30. O encerramento será às 19h no primeiro dia e às 18h30 no segundo.
No entanto, em três cidades paraenses Belém, Ananindeua e Marituba as datas serão diferentes, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), marcada para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro. Nesses locais, o Enem será aplicado em 30 de novembro e 7 de dezembro.
Nome social
Outra novidade do edital está relacionada ao uso do nome social. Participantes que desejarem ser identificados por nome social, conforme sua identidade de gênero, poderão requisitar esse tratamento no momento da inscrição. No entanto, não será mais necessário enviar documentação comprobatória. O sistema usará os dados registrados na Receita Federal para validar o pedido, beneficiando travestis, transexuais e transgêneros.
No quesito acessibilidade, o edital reafirma o compromisso de oferecer atendimento especializado para candidatos com condições específicas, como baixa visão, cegueira, deficiência física ou auditiva, surdocegueira, dislexia, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, entre outros. Para isso, é necessário solicitar o recurso no ato da inscrição.
A taxa de inscrição será de R$ 85 e poderá ser paga por boleto, pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança, conforme o banco. O prazo para pagamento vai até 11 de junho, sem possibilidade de prorrogação. Quem for isento, como participantes inscritos no CadÚnico e que concluírem o ensino médio em 2025, não receberá boleto.
Por fim, o edital também prevê reaplicação das provas nos dias 16 e 17 de dezembro para candidatos que enfrentarem problemas logísticos ou apresentarem atestados de doenças infectocontagiosas, como forma de garantir a igualdade de condições a todos os participantes.