Ministério da Educação também vai ampliar os locais de prova em 10 mil escolas; meta é fazer com que 80% dos estudantes prestem o exame no próprio colégio.
O Ministério da Educação (MEC) anunciou uma mudança histórica na dinâmica de acesso ao ensino superior no país. A partir da edição do Enem 2026, todos os estudantes concluintes do 3º ano do ensino médio da rede pública terão inscrição automática no Exame Nacional do Ensino Médio. A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 422/2026 e visa desburocratizar o processo, além de aumentar a participação dos jovens nas avaliações federais.
Como vai funcionar a inscrição automática?
Com as novas diretrizes, as secretarias de educação de cada estado e município enviarão os dados cadastrais dos formandos diretamente para o governo federal. O estudante da rede pública não precisará se preocupar com os prazos tradicionais de cadastro. Na prática, o aluno terá apenas o trabalho de acessar a Página do Participante para:
- Confirmar sua participação definitiva no exame;
- Escolher o idioma da prova de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol);
- Solicitar recursos de acessibilidade ou tempo adicional, caso necessite.
A portaria prevê ainda a inclusão do exame atrelada ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), transformando o Enem em um termômetro ainda mais preciso da qualidade do aprendizado no fechamento dos ciclos escolares.
- Mistura de produtos de limpeza intoxica mulher em Itaúna
- Agenda cultural: Divinópolis, Pará de Minas e Nova Serrana recebem exposição, arraiá e teatro
- History procura objetos antigos e curiosos para gravação de série em Divinópolis
- Brasil é eleito para Conselho Econômico e Social da ONU
- Frio marca o fim de semana em Divinópolis e cidades da região; veja a previsão
Provas dentro da própria escola e apoio ao transporte
Para comportar o fluxo de novos candidatos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fará uma expansão logística sem precedentes, credenciando cerca de 10 mil novas escolas como locais de aplicação. A estimativa do MEC é que 80% dos alunos de colégios públicos façam o Enem no próprio estabelecimento onde estudam, reduzindo drasticamente o estresse com deslocamentos e atrasos.
Portanto, para o restante dos estudantes que precisarem fazer o exame em bairros distantes ou em municípios vizinhos, o ministério informou que já estuda um plano de apoio financeiro e logístico para garantir transporte gratuito nos dias de aplicação. Com esse pacote de facilidades, o Governo Federal espera que a taxa de participação dos concluintes da rede pública atinja a marca mínima de 70% em 2026, reduzindo a abstenção histórica registrada nas edições anteriores.



