Uma das mais versáteis fontes energéticas renováveis, a energia solar fotovoltaica representa, atualmente, apenas 0,02% da geração energética do País, embora tenha uma expectativa de crescer cerca de 200 vezes até 2024, chegando aos 4%. Nesse contexto, Minas Gerais encontra-se em uma posição privilegiada e de referência nacional, sendo o Estado com a melhor irradiação solar da região Sudeste, com destaque para o Norte de Minas.

As informações foram repassadas pelo presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Lopes Sauaia, que participou nesta quarta-feira (04) do Debate Público Energia de Fontes Renováveis – O Novo Ciclo do Ouro de Minas Gerais, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

De acordo com Sauaia, esse potencial energético tem sido aproveitado pelo Estado, que já se firmou como o segundo em número de projetos em energia solar fotovoltaica. O representante da Absolar apresentou como vantagens do sistema fotovoltaico sua vida útil de 25 anos e o fato de apresentar um retorno financeiro do investimento inicial no período de seis a oito anos.

Outra característica positiva, de acordo com o palestrante, é a distribuição do recurso no País. Sauaia informou que o potencial solar que se tem no Brasil corresponde ao dobro do existente em um país europeu de clima temperado, embora o número de projetos nacionais no setor seja menor do que nesses outros países. Ele mencionou seu baixo impacto ambiental, que contribui para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa, o que seria um outro benefício. O aspecto econômico também foi salientado pelo palestrante, que afirmou que a fotovoltaica pode ajudar o País a sair de uma situação de crise, na medida em que gera empregos.

Qualificação

Diante do mercado crescente de fontes de energias renováveis a demanda por profissionais qualificados também tem aumentado. Pela segunda vez, o Cecon de Divinópolis o curso de Geração de Energia Fotovoltaica para engenheiros, arquitetos, urbanistas, estudantes, eletricistas e profissionais da área pública e privada que tenha interesse pelo assunto.

As aulas serão ministradas pelo especialista em engenharia elétrica industrial, José Hugo. O curso terá início no dia 19 de maio e vai até o dia 21. A intenção é apresentar as novidades tecnológicas utilizadas nesta forma de captação solar e levar conhecimentos técnicos aos participantes.

Para os interessados em participar clique aqui e preencha a ficha de inscrição. O Cecon fica na Rua Pernambuco nº 1900, telefone (37) 3221-9564.