Amanda Quintiliano

 

1535660_1404368226474988_943928367_nOs desabrigados e desalojados do Espírito Santo precisam de doações de água potável, alimentos, roupas, cobertores, colchonetes e itens de higiene pessoal, como sabonete, pasta de dente e fralda descartável. Para ajuda-los, entidades de Divinópolis se uniram e montarão, neste sábado (28) e domingo (29), quatro postos de doações na cidade. Qualquer pessoa poderá ajudar.

 

Dois supermercados se uniram aos voluntários e cederam espaço para as doações. Um dos postos será montado na Rua Goiás, esquina com Piauí, o outro será na Avenida 21 de Abril, entre Sergipe e Pernambuco. Nestas duas lojas, da mesma rede de supermercados, as tendas serão montadas do lado de fora.

 

Os outros dois pontos fincam na Avenida Autorama, 1.210 e o outro na Rua Centralina, 109, no bairro Bom Pastor, ao lado do shopping. Em ambos, o espaço de recolhimento ficará na entrada das lojas. As doações poderão ser feitas de 09h às 19h no sábado e de 09h às 13h no domingo.

 

Beneficiados

 

Ainda não foram selecionados quais serão os municípios beneficiados. “Estamos em contato a Defesa Civil do Estado para eles direcionarem para aqueles municípios mais atingidos e necessitados”, explica um dos voluntários, Lucas Tavares.

 

A ação está sendo organizada pela Ordem Demolay, Ordem Internacional das Filhas de Jó, que são organizações paramaçônicas, em parceria com o CREA-Jr.

 

Atingidos

 

Segundo a Defesa Civil, 52 municípios foram afetados pelos temporais no Estado. O governo decretou situação de emergência em todas as localidades atingidas. Mais de 61 mil pessoas tiveram que deixar as casas. Dessas, 5.689 estão em abrigos e 55.690 estão em casas de parentes e amigos. Há localidades sem comunicação, água potável e energia elétrica.

 

Devido às chuvas, 78 bombeiros da Força Nacional de Segurança e 24 do Rio de Janeiro, além de 150 fuzileiros, também do Rio, estão ajudando no resgate das vítimasl, com embarcações. Até agora, pelo menos, 27 pessoas morreram em decorrência das chuvas.