Uma reunião foi feita na tarde da última quinta-feira (14) e outra será realizada nesta segunda-feira (18) com o deputado Cleitinho Azevedo, para discutir as possibilidades


Temendo uma paralisação do atendimento médico-hospitalar aos beneficiários do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) devido à falta de pagamento aos prestadores de serviço, entidades sindicais se reúnem na urgência de articular melhorias.

Desde 2016 o Governo não repassa as aliquotas de 3.2% dos servidores ou mesmo as de 1.6% do próprio governo ao Ipsemg, e a dívida já se acumula em quase R$500 milhões.

Segundo explica a representante do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) em Divinópolis, Maria Catarina Laborê, a alíquota de 3.2% é descontada do contracheque desde 2012, quando o Ipsemg virou plano de saúde. Essa porcentagem somada a de 1.6% oriunda de alíquotas patronais (do governo) não estão sendo repassadas ao Instituto, gerando uma dívida e o atraso nos pagamentos aos prestadores de serviço.

De acordo com o Sind-UTE, na reunião do dia 14 um dos pontos fundamentais que foi definido para que o Ipsemg volte a funcionar é resgatar sua autonomia financeira, o que só pode ocorrer se o Governo volte a repassar os recursos citados acima.

“Em segundo lugar é de fundamental importância que o Ipsemg honre seus compromissos financeiros e tenha condições de pagar os prestadores de serviço. Dessa forma o instituto voltará a atuar de forma saudável e com credibilidade no mercado”, afirma o Sindicato.

Ainda em última reunião foi unânima a ressalva de que o Ipsemg não pode perder suas origens de Previdência e Assistência Social dos servidores públicos de Minas Gerais e tampouco o plano de saúde de forma solidária.

Próximos passos

Além de um ofício redigido solicitando uma reunião em em caráter de urgência com o Secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Levy, uma uma audiência pública na Assembleia Legislativa será solicitada pelas entidades sindicais.

Busca de maior eficiência, um grupo foi construído pelas entidades sindicais para organizar e articular melhorias para o Ipsemg. Uma reunião com o ex-vereador de Divinópolis e atual deputado estadual, Cleitinho Azevedo (PPS) também estará sendo realizada na tarde desta segunda-feira (18).