Representantes de entidades de Divinópolis se reuniram o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, José Alonso Dias e pediram a reativação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (CMDE). Para sustentar o pedido a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (Acid) apresentou dados econômicos (VAF, emprego, PIB, entre outros), mostrando que a retração das atividades produtivas locais e nacionais tem provocado o empobrecimento do município e a queda na arrecadação.

Os indicadores econômicos servem para desenhar o quadro econômico do município, como também, para nortear as diretrizes que poderão trazer novos investimentos e traçar planos estratégicos para alavancar o desenvolvimento econômico e social da cidade. Nesse sentido, a adoção de uma política de desenvolvimento econômico do município é a alternativa capaz de atrair, manter e desenvolver as atividades industriais, comerciais, de serviços e de agronegócios.

Para as entidades, o caminho para tal é a reestruturação do Conselho para atuar de forma efetiva, compartilhando dos problemas e identificando os principais pontos estratégicos a serem enfrentados.

“Devemos criar uma comissão técnica, com a participação das entidades empresariais e profissionais para elaborar o Plano de Desenvolvimento Econômico. Com a abertura dada pela atual administração, vamos propor que o Plano seja executado, por imposição de Lei Municipal, e suas diretrizes observadas pelos órgãos executores das políticas de desenvolvimento, independente dos mandatos políticos. Somente assim, poderemos alterar os dados econômicos atuais e criar condições melhores para as empresas e para a população de Divinópolis”, afirmou o presidente da Acid, Léo Gabriel.

O secretário da pasta determinou à assessoria, durante a reunião, que fossem enviados os ofícios para as entidades a fim indicarem os membros do Conselho.

“A reestruturação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico ajudará Divinópolis, não só a Prefeitura. Podem contar com a minha colaboração”, afirmou José Alonso Dias.

Também participaram da reunião os presidentes da Câmara de Diretores Lojistas (CDL), do Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis (Sincomércio), da Associação Mineira de Supermercados Centro-Oeste (Amis-CO) do Sindicato dos Contabilistas de Divinópolis (Sincondiv) e do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Divinópolis (Sinvesd).

Fizeram-se presentes também a Fiemg Regional Centro-oeste, o Sebrae Regional Centro-oeste e Sudoeste, o Sindicato da Construção Civil Centro-Oeste, o Sindicato das Costureiras de Divinópolis (Soac) e a Associação Comunitárias para Assuntos de Segurança Pública (Acasp).

CMDE

O CMDE, órgão deliberativo instituído pela Lei Complementar nº 75, é constituído pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e pelas seguintes entidades: Acid, Fiemg-CO, Sincomércio, CDL, Sinvesd, SindusconCO, Sincondiv, Sindigusa, Sebrae, Sindicato Rutal, Amis-CO e Acasp, além de entidades de trabalhadores, instituições de ensino e outras a convite do Conselho.