O esporte ressalta a interação entre o cão e o dono (Foto: Divulgação)

O esporte ressalta a interação entre o cão e o dono (Foto: Divulgação)

Nos dias 18 e 19 de outubro de 2014, acontece na cidade de Cotia, em São Paulo, as etapas iniciais do XVI Campeonato Brasileiro de Agility. E mais uma vez a equipe divinopolitana Agility MG irá participar representando o estado de Minas Gerais.

 

A equipe leva para a competição as duplas Adriano Soares e Brad (Campeões Cariocas Categoria Grau II Standard), Flávia Gontijo e Juca (Campeões Carioca Categoria Grau II Qualquer Raça Menos Border Collie – QRMBC – e 4º lugar na mesma categoria no último Campeonato Brasileiro – Flávia também estreará com nova dupla, o cão Zeca), Gabriela Azevedo e Naty (Vice-campeãs do Campeonato Brasileiro passado e 3º lugar no X Campeonato Carioca na categoria Iniciante Mini/Midi e que agora estréiam como Grau I), Pedro Lucas e Genny (que estréiam na Categoria Grau II Standard) e a estreante em campeonatos, Meire Menezes e a cadela Nolly (atual campeã carioca Categoria Iniciante Standard).

 

Se a equipe repetir as conquistas dos últimos campeonatos, tanto Mineiro, quanto Carioca e o Brasileiro, retornará cheia de medalhas, consagrando o Agility MG como grande nome do esporte no estado de Minas Gerais.

 

Agility

 

O Agility é um esporte que ressalta a interação entre o cão e o dono, teve seu início na Inglaterra em 1978, apenas como entretenimento para aqueles que assistiam à exposição europeia de cães, Crufts Dog Show, até transformar-se em esporte. As regras do esporte foram baseadas inicialmente no hipismo e consistem no condutor fazer o cão percorrer o circuito de obstáculos chamado pista dentro do menor tempo possível e sem cometer faltas, como derrubar ou errar os obstáculos.