O tratamento será no parque de exposições (Foto: Divulgação)

O tratamento será no parque de exposições (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Pará de Minas irá implantar um tratamento alternativo para as pessoas com necessidades especiais: equoterapia. A confirmação foi dada pelo secretário municipal de Saúde, Cléber de Faria.

 

“Nós fizemos um levantamento e vamos implantar o serviço aqui em Pará de Minas. O prefeito já autorizou que fosse feito um levantamento completo da nossa estrutura e concluímos que o parque de exposições oferece as condições ideais para atender aos pacientes”, disse o secretário.

 

A equoterapia é uma ferramenta de reabilitação biopsicossocial de pessoas com deficiências ou necessidades especiais. Por meio do uso dos cavalos, ela transmite ao paciente movimentos tridimensionais semelhantes ao da marcha humana, onde a constante estimulação sensório-proprioceptiva possibilita uma melhor orientação de espaço e tempo, dá equilíbrio, estimula o metabolismo, regula o tônus e melhora a coordenação.

 

Ela auxilia ainda na melhoria da audição, da visão e do olfato. Sem contar que o tratamento vai muito além da ajuda ao paciente.

 

“Este tratamento, até mesmo particular, é difícil de encontrar, mas tem um resultado muito bom não só para quem tem algum tipo de deficiência. Toda família do paciente é beneficiada, pois a equoterapia permite também uma inserção mais efetiva na sociedade”, ressaltou Cléber de Faria.

 

Ainda não há previsão de início do serviço que será gratuito.