Diego Henrique
A Escola de Enfermagem São João de Deus completa nesta quarta-feira (01), 50 anos de fundação. A escola que já formou mais de três mil alunos foi inaugurada no dia 01 de junho de 1966, com o intuito de preparar profissionais para atuarem no Hospital São João de Deus, que foi inaugurado dois anos depois.
Por volta de 1960, os Irmãos Joaquim Fernandes e Diamantino Ferreira, ambos residentes no Rio de Janeiro, souberam da intenção do Sr Geraldo Correia em doar um hospital para Divinópolis, através do Sr. Teodósio Rebelo, homem de confiança do Sr Geraldo Correa, o bispo Dom Cristiano fez o contato com o mesmo, na época, empresário e corretor da bolsa de valores. Geraldo
Em 1962, iniciou-se a obra, em um terreno de 45.000 m2, com área construída de 14.400 m2 e cerca de 250 leitos. A inauguração do Hospital foi feita no dia do aniversário da cidade, como um presente ao município.
Nas primeiras décadas de funcionamento, o Hospital desempenhou um importante papel no recrutamento, seleção e treinamento de todos os colaboradores, nas mais diversas áreas, para aquela instituição. A unidade foi uma das pioneiras a obter o registro no CNCT (Cadastro Nacional de Cursos Técnicos) e a trabalhar com currículo por competência. O sucesso de seus cursos Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, cursos de Especialização em Enfermagem do Trabalho e Instrumentação Cirúrgica, dá subsídio para outros cursos que ainda serão implantados na unidade.
A Escola funciona no mesmo prédio do Hospital São João de Deus. Sua estrutura possui salas de aula, biblioteca, sala de estudos, laboratório de informática, salas administrativas e laboratório de técnicas, equipado com todo o material didático necessário para o bom desenvolvimento das técnicas de enfermagem pelos alunos e de acordo com a diretora, Joelma Emirene, os alunos têm a oportunidade de aprender ainda mais, uma vez em que a escola conta com a estrutura do hospital que permite a prática do que é aprendido na sala de aula.
“Um dos maiores diferenciais da escola de enfermagem é poder contar com o uso de toda a estrutura clinica do Hospital São João de Deus, propiciando ao aluno o contato direto com diversos pacientes com patologias diferentes aprimorando o conhecimento através do estágio supervisionado,” disse.
Ainda de acordo com a diretora, a escola formou profissionais que hoje atuam em diversos hospitais da região, do país e até no exterior. Os profissionais saem prontos para ingressarem na carreira de trabalho e levam consigo os valores passados pela instituição.
“A escola tem a finalidade de formar profissionais para o hospital e o mercado global, entregando um profissional com criticidade e técnica, mas, sobretudo humanizado e preparado para trabalhar em equipes multidisciplinares,” afirmou.