A Escola Estadual Herculano Paz, em Itapecerica, reduziu os horários de aula dos alunos devido a falta d’água na cidade. Nesta quarta-feira (21), os estudantes, nos dois turnos, tiveram apenas três horários. A instituição foi a única das quatro estaduais da cidade a adotar a medida. Nenhuma escola municipal reduziu a carga horária.
A instituição, segundo a Assessoria de Comunicação, da Secretaria de Estado de Educação (SES), alegou que a falta de água “afeta a preparação da alimentação escolar e o funcionamento geral do espaço”. Esta medida foi tomada hoje (21) e vale para esta quinta-feira (21).
A informação é de que as aulas retornarão apenas quando o abastecimento for normalizado. Entretanto, o cronograma da Copasa prevê rodízio até o dia 31 de outubro. Ainda segundo informações apuradas pela reportagem do PORTAL, nesta quarta-feira houve abastecimento na região da escola.
As escolas estaduais, Maria de Magalhães Pinto, Imaculada Conceição e Alberto Couto não alteraram o funcionamento.
Ainda segundo a SES, a direção encaminhou ofício à Copasa solicitando um caminhão-pipa para abastecer o local, mas ainda não há resposta. Pelo cronograma, a região é abastecida em dias intercalados, ou seja, um sim e um não.
O serviço de inspeção escolar da Superintendência Regional de Ensino de Divinópolis orientou a direção a solicitar aos professores dos 4º e 5º horários, que não ministrarão aulas, que proponham atividades aos alunos para serem realizadas em casa, com o devido recado aos pais, o que, num primeiro momento, afastaria a necessidade de reposição.
A escola atende 1.200 estudantes, sendo 600 no turno da manhã e 600 no turno da tarde, matriculados no 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
A reportagem tentou contato com a direção da escola, mas ninguém foi encontrado para comentar o assunto.