O período integral será para o ensino médio da escola Martin Cyprien; Instituição já está preparada

Cumprindo as determinações prescritas em 2019, Secretaria de Estado de Educação (SEE), anunciou através da secretária Julia Sant’Anna que a rede estadual de ensino mineira ampliará a oferta da educação integral para o ensino médio. Em Divinópolis, a Escola Estadual Martin Cyprien, o antigo Polivalente, localizada no Bairro São José, já se prepara para receber os alunos.

“Estamos muito felizes em conseguir fazer esse anúncio de que agora, efetivamente, o Estado cria uma política de atenção ao Ensino Médio, iniciando também uma expressiva expansão do ensino médio de tempo integral. Fortalecemos, assim, o aprofundamento pedagógico do aluno, além de viabilizar escolhas para esse estudante”, afirmou a secretária.

O Diretor da Escola Estadual Martin Cyprien Carlos Alberto Inácio, relata que o Estado de Minas acompanha a tendência mundial que ele considera que deu certo nos países desenvolvidos: investir na educação.

“É assim que formaremos grandes profissionais, os mais competitivos e ativos do Estado, uma vez que o objetivo das novas ações é preparar pessoas para que se sobressaiam em qualquer ambiente, além da Escola”.

De acordo com Carlos Alberto, a comunidade estudantil considera ainda que, na atualidade, o tempo de escola tornou-se curto, uma vez que as escolas ensinam muito mais do que conteúdos disciplinares.

“É preciso explorar melhor o potencial do aluno e a liberdade para optar pelas áreas de interesse que, na verdade é o que vai surgir suas competências. Não se pode esquecer que o aluno será guiado por 9 horas a um aprendizado contínuo. A pandemia trouxe perdas que pareciam irreparáveis, mas esta nova estratégia vai não só reparar tais perdas como dinamizar o estudo”.

Pronto para começar

A escola Martin Cyprien está totalmente preparada para receber os alunos em tempo integral.

“Com certeza eles irão se sentir em casa. Não será nada enfadonho”, afirma animada a professora de Português Márcia Lúcia da Silva.

A estrutura física da Escola Martin Cyprien viabilizou a implantação do ensino Médio Integral por já possuir duas quadras esportivas, sendo uma coberta; pista de corrida; espaço para teatro; salas de vídeos; sala de computação, que suportam aproximadamente 50 alunos por vez; internet ágil; biblioteca; uma vasta área verde entre outros atributos.

“Nós contamos, principalmente, com professores capacitados para orientar os alunos a se despontarem em suas habilidades. São profissionais com alto nível de formação e experiência (pós graduados e mestrados) que compõe o quadro docente da Escola. Haverá as aulas comum e também as aulas práticas, para que o aluno se habilite nas áreas que mais lhe agradam”, explica o diretor.

Ele revela também que, a princípio, pensou-se no abandono escolar pelo fato de a região ter muitos alunos com perfis e necessidades de trabalho desde muito jovens.

“Porém, conversando com pessoas da comunidade percebemos que os pais querem que seus filhos tenham condições de disputar bons empregos, cargos públicos, universidades e empreender. Conta-se, ainda, com a vantagem de saber que durante nove horas do dia, os filhos estarão sendo guiados para o bom caminho!”

Para a professora Márcia, o ensino integral no Ensino Médio deve ser visto como um investimento humano pelos pais e responsáveis, “assim eles devem incentivar seus filhos a matricular-se, pois a Escola Pública passa a oferecer as mesmas oportunidades das escolas privadas, eliminando os empecilhos que faziam a diferença”.

Ela diz ainda que “o Ensino Médio em tempo integral na escola pública é, na verdade, o que faltava para concluir que a educação faz a diferença e é esta que possibilita a formação de cidadãos e profissionais de resolução, enfim “gente, fina, elegante e sincera”, finaliza.