Escolas estaduais de Itaúna receberão mais de R$ 5 milhões em investimentos

Minas Gerais
Por -03/06/2026, às 17H50junho 3rd, 2026
Prefeitura de Itaúna

Recursos articulados pelo prefeito Gustavo Mitre junto a parlamentares garantirão cerca de R$ 400 mil para cada uma das 13 unidades de ensino do município

A prefeitura de Itaúna sediou, na tarde desta terça-feira (2), uma reunião estratégica voltada ao fortalecimento do ensino público local. O encontro, realizado na sala de reuniões do gabinete do prefeito Gustavo Mitre, contou com a presença do deputado estadual Mauro Tramonte, do deputado federal Diego Andrade, do ex-secretário de Estado de Governo Marcelo Aro e dos diretores de todas as 13 escolas estaduais que operam no município.

Durante a agenda, as lideranças políticas anunciaram oficialmente o repasse de mais de R$ 5 milhões em verbas orçamentárias destinadas à rede pública estadual de Itaúna. O montante financeiro será pulverizado de forma equitativa, garantindo um aporte de aproximadamente R$ 400 mil para cada instituição de ensino estruturar suas demandas internas.

Aplicação dos recursos e autonomia escolar

A verba descentralizada visa dar autonomia para que os gestores escolares apliquem os valores de acordo com as necessidades mais urgentes de suas comunidades. Entre as destinações autorizadas estão:

  • Compra de novos equipamentos tecnológicos e mobiliários;
  • Execução de melhorias estruturais nos prédios;
  • Obras de reformas gerais e outras intervenções físicas necessárias para o cotidiano escolar.

A expectativa é de que o investimento melhore diretamente o ambiente de aprendizagem, oferecendo infraestrutura adequada e condições de trabalho dignas para professores e demais servidores.

Parceria além das esferas administrativas

Embora os colégios beneficiados pertençam ao Governo do Estado e não fiquem sob a tutela direta da administração municipal, o prefeito Gustavo Mitre revelou que o envio do dinheiro atendeu a uma solicitação pessoal feita por ele aos parlamentares parceiros.

O chefe do Executivo itaunense defendeu que o investimento em educação deve ignorar divisões burocráticas. “Fizemos esse pedido porque entendemos que a educação deve estar acima de qualquer divisão de responsabilidades entre Estado e município. Quando temos a oportunidade de articular recursos que beneficiem nossos estudantes, professores e toda a comunidade escolar, é nosso dever agir”, ressaltou Mitre.

Unidades de ensino contempladas

Ao todo, 13 escolas estaduais receberão a cota de investimento de cerca de R$ 400 mil cada:

  • E.E. Dr. José Gonçalves Garcia;
  • E.E. de Itaúna;
  • E.E. Dona Judith Gonçalves;
  • E.E. José de Melo;
  • E.E. Leonardo Gonçalves Nogueira;
  • E.E. Manoel da Costa Rezende;
  • E.E. Padre Luiz Turkenburg;
  • E.E. Professora Geralda Magela Leão de Melo;
  • E.E. Professora Gilka Drummond de Faria;
  • E.E. Santana;
  • E.E. Vítor Gonçalves de Souza;
  • E.E. Zezé Lima;
  • E.E. do Bairro São Geraldo.