Recursos articulados pelo prefeito Gustavo Mitre junto a parlamentares garantirão cerca de R$ 400 mil para cada uma das 13 unidades de ensino do município
A prefeitura de Itaúna sediou, na tarde desta terça-feira (2), uma reunião estratégica voltada ao fortalecimento do ensino público local. O encontro, realizado na sala de reuniões do gabinete do prefeito Gustavo Mitre, contou com a presença do deputado estadual Mauro Tramonte, do deputado federal Diego Andrade, do ex-secretário de Estado de Governo Marcelo Aro e dos diretores de todas as 13 escolas estaduais que operam no município.
Durante a agenda, as lideranças políticas anunciaram oficialmente o repasse de mais de R$ 5 milhões em verbas orçamentárias destinadas à rede pública estadual de Itaúna. O montante financeiro será pulverizado de forma equitativa, garantindo um aporte de aproximadamente R$ 400 mil para cada instituição de ensino estruturar suas demandas internas.
Aplicação dos recursos e autonomia escolar
A verba descentralizada visa dar autonomia para que os gestores escolares apliquem os valores de acordo com as necessidades mais urgentes de suas comunidades. Entre as destinações autorizadas estão:
- Compra de novos equipamentos tecnológicos e mobiliários;
- Execução de melhorias estruturais nos prédios;
- Obras de reformas gerais e outras intervenções físicas necessárias para o cotidiano escolar.
A expectativa é de que o investimento melhore diretamente o ambiente de aprendizagem, oferecendo infraestrutura adequada e condições de trabalho dignas para professores e demais servidores.
Parceria além das esferas administrativas
Embora os colégios beneficiados pertençam ao Governo do Estado e não fiquem sob a tutela direta da administração municipal, o prefeito Gustavo Mitre revelou que o envio do dinheiro atendeu a uma solicitação pessoal feita por ele aos parlamentares parceiros.
O chefe do Executivo itaunense defendeu que o investimento em educação deve ignorar divisões burocráticas. “Fizemos esse pedido porque entendemos que a educação deve estar acima de qualquer divisão de responsabilidades entre Estado e município. Quando temos a oportunidade de articular recursos que beneficiem nossos estudantes, professores e toda a comunidade escolar, é nosso dever agir”, ressaltou Mitre.
- Copa do Mundo 2026 começa com 48 seleções e abertura no México
- Cooxupé lidera ranking Agropecuário Mineiro
- Alerta de frente fria: Previsão do tempo aponta frio e chuva no Centro-Oeste de Minas
- Nova Era no Campo: Mercado Futuro do Leite promete blindar produtores contra oscilações de preços
- Confira os pratos da 5ª edição do Festival de Gastronomia de Cláudio
Unidades de ensino contempladas
Ao todo, 13 escolas estaduais receberão a cota de investimento de cerca de R$ 400 mil cada:
- E.E. Dr. José Gonçalves Garcia;
- E.E. de Itaúna;
- E.E. Dona Judith Gonçalves;
- E.E. José de Melo;
- E.E. Leonardo Gonçalves Nogueira;
- E.E. Manoel da Costa Rezende;
- E.E. Padre Luiz Turkenburg;
- E.E. Professora Geralda Magela Leão de Melo;
- E.E. Professora Gilka Drummond de Faria;
- E.E. Santana;
- E.E. Vítor Gonçalves de Souza;
- E.E. Zezé Lima;
- E.E. do Bairro São Geraldo.



