Mensalmente gêneros alimentícios básicos são entregues em todas as 52 unidades escolares filiadas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em um caminhão da própria Secretaria Municipal de Educação (Semed). Neste mês foram distribuídas 11 toneladas de alimentos como arroz, açúcar, extrato de tomate, farinha de mandioca, farinha de milho, farinha de trigo, feijão, fermento, fubá, macarrão, margarina, óleo, polvilho, soja, sal, tempero, colorau, leite, achocolatado, bolacha maisena e rosquinha.

 

Os alimentos são distribuídos em caminhão próprio do município (Foto: Divulgação/PMD)

Os alimentos são distribuídos mensalmente nas escolas filiadas ao programa (Foto: Divulgação/PMD)

 

Para garantir uma merenda de qualidade e saudável para os 15.500 alunos da rede municipal de ensino, os cardápios são elaborados pelas nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação, ligadas ao Setor de Alimentação Escolar. Para isso, são utilizados gêneros alimentícios básicos, respeitando as referências nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura alimentar da localidade, pautando-se, assim, na sustentabilidade e diversificação agrícola da região e na alimentação saudável.

 

“O cardápio deve ser adequado às necessidades nutricionais e fisiológicas do aluno, de acordo com sua idade. Ele respeita princípios de quantidade, qualidade, variedade, moderação e harmonia”, esclarece a nutricionista da Semed, Cristiane Gontijo.

 

Os alimentos são distribuídos em caminhão próprio do município (Foto: Divulgação/PMD)

Os alimentos são distribuídos em caminhão próprio do município (Foto: Divulgação/PMD)

 

Buscando garantir ainda mais qualidade na merenda servida aos alunos da rede municipal de ensino, está previsto para abril uma capacitação com as merendeiras. Com essa iniciativa, espera-se garantir boas práticas no preparo dos alimentos, higiene adequada, qualidade e segurança da alimentação oferecida aos alunos. Para que os alimentos cheguem frescos, com segurança e rápido as Unidades Escolares, a Secretaria Municipal de Educação dispõe de um caminhão, devidamente identificado, que presta este serviço.