Foram três furtos registrados em 15 dias na escola Antonieta Fonseca (Foto: Divulgação)

Divinópolis registrou até o dia 23 de agosto deste ano, 1.650 crimes violentos. Os dados são da Secretaria de Estado de Defesa Social. Dentro desta estatística, estão escolas estaduais e municipais como alvos de criminosos.  O arrombamento e furto destas instituições de ensino estão cada vez mais frequentes no município.

Na madrugada desta segunda-feira (26), a E. E Martin Cyprien do Bairro São José foi arrombada e vários objetos de valor furtados, além de câmeras de segurança danificadas. Na semana anterior, no dia 19, a Escola Municipal Antonieta Fonseca, do bairro Terra Azul foi revirada e também teve materiais de valor furtados. O fato ocorreu outras duas vezes somente neste mês. Nos dois casos, ninguém foi responsabilizado.

A representante do Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação de Minas Gerais (SindUte-MG), Maria Catarina do Vale, ressalta que essa violência contra o patrimônio público é sempre pauta das audiências.

“Lamentamos o ocorrido desta manhã e das demais escolas que estão sofrendo com a falta de políticas públicas. O sindicato vai levar novamente na próxima reunião, marcado para dia 29 de setembro, não apenas as reivindicações dos servidores estaduais, mas também a falta de diálogo entre os poderes Executivos e Legislativos e cobrar ações preventivas no que se refere a segurança dessas instituições”.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de Divinópolis (Sintemmd) está acompanhando o caso da Escola Municipal Antonieta Fonseca. Em reunião realizada hoje discutiu algumas ações.

“Discutimos a proteção aos trabalhadores e alunos, a segurança do ambiente e planos que devem ser traçados a curto, médio e longo prazo. Protocolamos também uma notificação à Secretaria Municipal de Educação (Semed) solicitando que a secretária compareça na escola em até 72h ou envie algum representante para que possa dar algum parecer”, disse a presidente do Sintemmd, Cida Oliveira.

Na próxima semana uma nova reunião com a Polícia Militar, a diretora e secretária da escola será realizada. De acordo com Cida Oliveira, existem pelo menos 19 Boletins de Ocorrência (B.O) da Escola Antonieta Fonseca.

Estado e município

Foram três furtos registrados em 15 dias na escola Antonieta Fonseca (Foto: Divulgação)

Foram três furtos registrados em 15 dias na escola Antonieta Fonseca (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Educação diz que pode agir apenas na aquisição de câmeras de segurança e alarmes. Para isso, as instituições entram com um pedido de verba e é realizado um estudo na região em que está localizada. A secretaria também jogou a responsabilidade para as polícias. Disse se tratar de uma questão de segurança pública, já que os crimes praticados na cidade, em sua maioria, são de pessoas sem vínculo com as instituições.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura disse que a Secretaria Municipal de Educação irá reforçar o sistema de câmeras de segurança em todas as escolas. A ação desencadeada é através de tecnologias de monitoramento e treinamento de profissionais. O município também atribuiu à polícia a responsabilidade em assegurar a segurança das instituições.

PM

Na semana passada a Polícia Militar informou ao PORTAL que irá intensificar as ações nas regiões escolares, entretanto, não deu detalhes de como será.