As escolinhas de esportes da Prefeitura de Divinópolis atenderam 11,9 mil crianças desde 2009. Os seis núcleos espalhados pela cidade são gerenciados pela Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (Semej).
As aulas são realizadas nos ginásios poliesportivos do Centro, Niterói e de Santo Antônio dos Campos (Ermida), além do Centro Social Urbano (CSU) no Interlagos e Divinópolis Tênis Clube (DTC). Jovens aprendem os primeiros passos de futebol, futsal, voleibol, handebol, natação e tênis.
Com 272 alunos matriculados, o futsal tem o maior volume de alunos matriculados nos três núcleos, divididos em seis categorias. No Niterói, as aulas beneficiam 113 jovens da região e no Centro outros 78. No Ginásio Poliesportivo de Ermida estão matriculadas 81 crianças.
No futebol de campo, 257 jovens estão inscritos em dois núcleos. No bairro Vila das Roseiras existem duas categorias com 80 alunos e, no Centro Social Urbano (CSU), estão 177 divididos em seis categorias.
Neste ano foram atendidos 1,1 mil jovens nos espaços. Em 2010, por exemplo, 1,7 mil jovens passaram pelas escolinhas. De 2009 a 2016, passaram exatamente 1.950 crianças pelos núcleos. Uma média de 1,4 mil jovens praticaram alguma modalidade esportiva gratuita.
Para Letícia Soares, 13 anos, participa da escolinha de tênis no bairro Niterói e destaca a importância do esporte para juventude. “O tênis é um esporte caro e aqui aprendemos um pouco. Temos disciplina e regras na escolinha e isso nos ajuda na nossa formação”, destacou. São 16 crianças matriculadas na escolinha de tênis.
No Núcleo do Divinópolis Tênis Clube a Prefeitura beneficia 105 crianças nas aulas de natação em duas categorias. “Objetivo nosso é ensinar as crianças a se dar bem no meio aquático. Ensinamos os quatro estilos de natação nas aulas durante quatro meses”, afirmou o professor Rinaldo Xisto.