Bianca Damas
No dia 18 de setembro, às 9h, o artista plástico Edward Pereira realizará a abertura da mostra “O Nada Significado”, no Museu Histórico de Divinópolis, localizado na Praça da Catedral. No evento, ele fará a entrega de uma escultura criada especialmente para doar à cidade.
“A escultura é uma homenagem à Divinópolis, a cidade do divino. Existem vários sentidos que podem ser observados, devido a multiplicidade de símbolos relacionados à história do município e ao tema que a peça sugere”, revela o escultor.
Quanto à exposição, segundo Edward, a proposta é que além da mostra das obras, ela possa representar um momento de contemplação e significação do que é visto, sentido e vivido pelo ser humano. Ao se apropriar de um conceito que é característico nas esculturas do artista, o vazio e as curvas, esta exposição articula códigos utilizados pelo artista e pelo público na visitação, estimulando a criação de diversos significados.
Além das peças conhecidas, esculturas inéditas estarão expostas. Umas das peças mais interessantes serão a espada e o braço de madeira de um guerreiro, partes de uma escultura que após finalizada poderá medir 2,5 metros. O esboço da obra em argila e em menor tamanho estará à mostra para que se conheça a proporção.
O público também poderá interagir muito mais do que com os olhares e sentimentos. As pessoas poderão deixar registradas suas impressões, escrevendo como significam a arte. Ainda, elas poderão montar uma escultura, fotografar, postar no facebook e concorrer à uma peça.